Rua de Lazer Especial acontece em Volta Redonda
28 de junho de 2019
Secretária de Saúde de Volta Redonda promove capacitação em triagem neonatal
28 de junho de 2019


Alunos do Colégio Delce Horta visitam campus Volta Redonda do IFRJ

Estudantes do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental conheceram as opções de cursos técnicos e vivenciaram a prática nos laboratórios do instituto

Vivenciar as disciplinas ensinadas em sala de aula na prática foi uma das experiências dos alunos do 7º e 9º ano do Colégio Professora Delce Horta Delgado na manhã desta quinta-feira, dia 27. Cerca de 80 estudantes participaram do projeto de incentivo aos estudos e ao conhecimento da escola da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) – campus Volta Redonda.

Durante a visita, os alunos do 9º ano participaram de atividades práticas no Laboratório de Química e Biologia do IFRJ sob a orientação das professoras Gabriela Iris Gomes, de Biologia, e Patrícia Maria Nassar, de Química, que atuam no instituto.

“Os estudantes presenciaram um reação química com geração e gás e puderam identificar substâncias ácidas e básicas por meio de indicadores”, contou Patrícia. Já a professora Gabriela preparou microscópios. “Os alunos observaram as células no equipamento”.

A professora de Ciências do Fundamental II no Delce Horta, Daniele Carvalho, acredita que a vivência na prática aproxima os estudantes da disciplina. “É como se a matéria saltasse dos livros”, disse, acrescentando que a visita ao IFRJ tem como objetivo apresentar oportunidades aos alunos.

A estudante Letícia Sales, de 14 anos, que cursa o 9º ano, confessou que a Química e a Biologia não são suas matérias preferidas. “Mas o clima do laboratório e ver ao vivo as possibilidades que esse conhecimento proporciona, está me fazendo mudar de ideia”, disse.

Anni Vitória, de 12 anos, é aluna do 7º ano e participou da visita ao Laboratório de Instrumentação e Automação Industrial. No local, ela e os colegas de classe conheceram o robô NAO, uma criação da Equipe Jaguar de Robótica que já participou de diversas competições pelo país e até internacionalmente.

“Participo do projeto de robótica no Delce Horta e conhecer o trabalho da Jaguar e ver o que o robô que eles criaram é capaz, me faz ficar ainda mais interessada nesta área”, falou Anni.

A coordenadora de Extensão do IFRJ, Josiane Toledo, acredita no sucesso do projeto. “As visitas guiadas apresentam o instituto para os nossos futuros clientes, que são na maioria, estudantes prestes a ingressar no Ensino Médio”, afirmou, acrescentando que qualquer escola pode participar, fazendo contato com coex.cvr@ifrj.edu.br.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que iniciativas como a da coordenação do Delce Horta deve servir de inspiração para outras unidades escolares. “Apresentar as opções na Rede Pública de Ensino que promovam a qualificação profissional é papel de todo educador. A capacitação para o mercado de trabalho passa pela valorização dos cursos técnicos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *