Volta Redonda será pólo do PlanificaSUS na Região do Médio Paraíba
8 de julho de 2019
2° Espaço de Adoção da secretaria de Meio Ambiente foi um sucesso neste domingo
8 de julho de 2019


Meio Ambiente faz plantio de mais 25 mudas na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

Praça Brasil ganha revitalização do verde com novas mudas, dentro das metas de plantio de 50 mil mudas até o final de 2020

A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, começou nesta segunda-feira, dia 08, o plantio de mais 25 mudas de Pau Brasil, Ipê Rosa e Branco, Castanheira e Angico Vermelho, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A intenção é fortalecer a área verde e melhorar sombra, a previsão de conclusão é até quarta-feira, dia 10.  O plantio faz parte do projeto de Arborização Urbana, que pretende se estender por ruas, estradas, rodovias, praças, margens de córregos, áreas internas de escolas municipais.

O prefeito Samuca Silva, afirmou que a intenção é transformar Volta Redonda numa cidade verde, com o avanço do plantio por mutirões com estudantes e associações de moradores nos bairros, numa parceria que envolva as secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura na abertura dos berços (buracos abertos e preparados com terra preta e adubada para receber as mudas) e plantio de espécies nativas.

“Além dos parques naturais que estamos investindo, queremos deixar como legado, uma cidade verde, que preserva e cuida do meio ambiente, ampliando as faixas de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Mais verde, mais florestas, mais saúde para a população com mais 50 mil mudas plantadas em toda a cidade”, afirmou o prefeito.

“A secretaria municipal de Meio Ambiente pretende com o projeto de Arborização Urbana, fazer o plantio total de 50 mil mudas de árvores, sendo 450 km de plantio em vias públicas, iniciando pelas escolas municipais que tem o ensino integral”, informou o engenheiro florestal, Mauro Bornes, coordenador de Manejo e Arborização da SMMA.

A equipe de plantio da secretaria de Meio Ambiente prepara um berço de 40 x 40 de profundidade com terra adubada para receber e desenvolver a raiz. Em seguida usam dois mourões de Eucalipito com uma amarra para que a muda não entorte e cresça direcionada de forma adequada.  São mudas com 1,80 a 2,00 metros de altura.

“Este trabalho será feito na Rua 33, Avenida dos Trabalhadores, Rodovia dos Metalúrgicos, Radial Leste, Praça da ETPC na Sessenta e vamos intensificar com a entrada dos 23 colaboradores da SMI que passaram por uma capacitação de manutenção, em parcerias da secretaria com outras instituições”, explicou Mauro Bornes.

Pessoas que estavam frequentando a praça Brasil, na Vila Santa Cecília, aprovaram o plantio. Mariana Alves, 18 anos, comentou. “Novas árvores fazem bem ao meio ambiente, ajudam a purificar o ar que respiramos e deixará, com certeza, a cidade mais bonita, a praça mais agradável. Gostei dessa iniciativa da prefeitura”.

Uma turista de Angra dos Reis, que há 3 anos passou a conhecer a cidade, Silmara Bastos, 56 anos, fez uma comparação positiva. “Volta Redonda é outro mundo, muito melhor. Aqui lembra um pouco a cidade de Curitiba, no Paraná, onde há muita arborização e é um atrativo para os turistas porque chama a nossa atenção. E com este projeto de vocês, da prefeitura, de plantar 50 mil árvores, esta cidade ficará muito melhor e vai atrair mais pessoas para a conhecer”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *