Jogos de integração interescolares chegam a mais uma edição em Resende
10 de julho de 2019
Fundamp começa a entregar novas carteiras para associados
10 de julho de 2019


Julho amarelo segue com palestra sobre hepatites virais em Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou na manhã desta quarta-feira (10), uma palestra sobre Hepatites Virais na Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Barra Mansa. Cerca de 50 profissionais entre enfermeiros e médicos participaram do evento que faz parte da agenda do Julho Amarelo, mês que combate as hepatites virais.

A palestra abordou a importância do diagnóstico precoce, meios de diagnóstico, importância da realização dos testes rápidos para a triagem e formas de transmissão da doença.

O palestrante, médico especializado em hepatologia, Hugo Ricardo Amaral da Silveira, enfatizou sobre como é fundamental o trabalho de campanha de prevenção de doenças. “Os profissionais de saúde precisam dessa visão da importância dos testes rápidos, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e solução do problema. A campanha Julho Amarelo é necessária para esse controle, que aqui no Brasil é razoável, mas pode ser melhorado. Barra Mansa tem feito um excelente trabalho e palestras como essa são para avançar no tratamento das hepatites virais”, afirmou o médico.

A coordenadora do programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Renata Martins de Freitas Rena, avaliou a palestra como fundamental para os profissionais se atualizarem e buscarem conhecimento na causa. “Acho importante para a reciclagem destes profissionais, fomentar a importância da realização dos testes rápidos, são doenças silenciosas, temos que educar os pacientes sobre a importância do diagnóstico para o tratamento”, ressaltou Renata.

Os testes rápidos continuam disponíveis em todas as unidades de saúde básica do município e o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos. Se positivo, o paciente é encaminhado para o setor responsável e inicia o tratamento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *