Vacinação contra gripe ultrapassa meta de 90 por cento em Quatis
11 de julho de 2019
Inscrições para a 30º edição do Salão do Humor estão abertas em Volta Redonda
11 de julho de 2019


Cantata para Resende comemora 171 anos de elevação de vila para cidade

Apresentação do Coral e Orquestra de Câmara da UCP, sob regência de maestro resendense, na Igreja Matriz, no Centro

Em comemoração aos 171 anos de elevação de Resende da categoria de Vila para Cidade, a Prefeitura Municipal promoverá uma cantata na Igreja Matriz, situada na Praça Oliveira Botelho, no Centro, neste sábado, dia 13. A “Cantata para Resende”, organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), será realizada pelo Coral e Orquestra de Câmara da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), sob a regência do maestro resendense Antônio Gastão. A apresentação começará às 18h, com o programa de três composições do regente nascido em 1962. O evento é aberto ao público.

O repertório da celebração inclui as seguintes composições: Stabat Mater, com a solista Michele Ramos; Haec Dies II, com as solistas Michele Ramos e Isabella Limonge; e Cantata pelos 200 anos de Resende (2001), com as solistas Michele e Manolo Bittencourt. A cantata tem a sequência: Abertura; Invocação; Os Puris; Os Bandeirantes; e Os Imigrantes. O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, relembrou um pouco sobre os episódios históricos.

— Vamos comemorar um marco histórico importante do nosso município, bem como a chegada da missão bandeirante em 1744. Em 1747, ficou estabelecido o Curato de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova. Em 1756, com o crescimento da agricultura e estratégica localização, o povoado passou a ser categoria de Freguesia. No dia 29 de setembro de 1801, tornou-se Vila de Resende. Na época, a localidade foi impulsionada pela economia cafeeira. No dia 13 de julho de 1848, por meio do decreto número 438, Felisberto Caldeira Brant Pontes, que era Visconde de Barbacena e presidente da Província do Rio de Janeiro, resolveu a elevação de Vila para Cidade de Resende. O Auto de Proclamação ocorreu no dia 27 de agosto do mesmo ano, no Paço da Câmara Municipal. Esta é uma parte da nossa rica história, que merece um acontecimento memorável! – destacou.

Thiago Zaidan reforçou que concerto irá celebrar a data comemorativa com uma proposta diferenciada, agregando música clássica no Centro Histórico do município. “Acho muito importante que o público tenha acesso à música clássica! O concerto será dentro da igreja, como costuma acontecer em cidades de Minas Gerais. É uma grande oportunidade para a população assistir a uma linda apresentação de coral e orquestra em Resende”, salientou.

Há 18 anos, a Cantata pelos 200 anos de Resende foi apresentada na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), durante festa do Poder Legislativo do Município. Vale lembrar que no dia 29 de setembro é comemorado o aniversário da fundação de Vila de Resende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *