PRF apreende quatro toneladas de maconha que abasteceriam a Zona Norte do Rio
12 de julho de 2019
Polícia Militar prende suspeitos de assalto no Laranjal
12 de julho de 2019


Secretaria apura caso envolvendo idosa em Volta Redonda

Cena foi registrada por câmera de segurança

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda anunciou que está apurando, através do Cepai (Centro de Pré-Atendimento ao Idoso), o caso da suposta agressão a uma idosa ocorrida no início da tarde da quinta-feira, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A cena foi gravada por uma câmera de segurança.

As imagens mostram que, acompanhada de duas mulheres – que seriam a filha e a sobrinha – deixa um carro estacionado na Rua 31-A. Ela atravessa a rua com dificuldades, se amparando num andador e numa das mulheres, até que é puxada para andar mais rápido, cai e a mesma mulher bate duas vezes com algo (parecem chinelos) em suas costas. A outra assiste passivamente, até que ajuda a levantar a idosa.

Revoltado, um casal desceu do carro, discutindo com as duas mulheres e com as pessoas que estavam numa casa onde atende um podólogo, para onde a idosa foi levada. O homem, muito irritado, questiona as duas mulheres. Em outro vídeo recebido, ele discute com elas, acusando-as de agressão.

A Polícia Militar chegou a ser chamada, mas o caso não foi registrado na delegacia. O homem publicou o vídeo em sua rede social.

Segundo a secretária Dayse Penna, já foi levantado que a idosa e suas parentes não moram em Volta Redonda, mas em outra cidade da região e as informações levantadas serão transmitidas ao Creas (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade onde elas residem.

– Mas vamos verificar se, pelo fato de ter ocorrido em Volta Redonda, podemos notificar o Ministério Público – disse Dayse.

– É lamentável ver uma família em estado de violência. Quando assisto a vídeos como este, logo penso: Por que estamos, como sociedade, tão adoecidos? A violência doméstica é um ciclo que precisa ser imediatamente rompido, não podemos tolerar. Precisamos denunciar e responsabilizar – acrescentou.

Ela lembra que, em seu artigo 99, o Estatuto do Idoso menciona as implicações legais aos que praticarem violência contra a pessoa idosa: “Expor a integridade física ou psíquica do idoso a perigo resulta em pena de reclusão de dois meses a um ano e multa, com benefício da suspensão condicional. Se a violência relacionar-se a lesão corporal de natureza grave, então a pena será de reclusão de um a quatro anos, mas se resultar em morte, a reclusão será de quatro a doze anos sendo que, nesse caso, não há benefício da suspensão condicional do processo”.

O DESTAQUE POPULAR não conseguiu contato com a mulher que seria a filha da idosa. O jornal está à disposição dela para se manifestar, caso deseje.

Sobre o Cepai – O Centro de Pré-Atendimento a Idoso é um serviço municipal cujo objetivo é acolher e orientar a população idosa. O serviço foi criado em 2012.

Atualmente o serviço é vinculado ao Departamento de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos.

– Devido à atuação e empenho da secretaria, no ano de 2018 conseguimos aumentar o número de atendimento em aproximadamente 950%: em 2017 foram 33 atendimentos e, no ano passado, após assumirmos a coordenação do serviço, foram 349 – informou Dayse.

No primeiro semestre deste ano 2019 foram realizados 189 atendimentos: 11 em janeiro, 55 em fevereiro, 28 em março, 36 em abril, 34 em maio e 25 em junho.

De acordo com a secretária, as violências mais denunciadas foram violência psicológica, abandono, violência patrimonial e violência física e os maiores encaminhamentos realizados foram para o Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Ministério Público e delegacia de polícia.

– É importante ressaltar que o Cepai é um serviço de pré-atendimento e que não realiza somente o recebimento de denúncias de violência – lembra Dayse.

O telefone de contato do Cepai é (24) 3339-9275, mas as pessoas podem ligar também para os telefones da secretaria: 3339-9215, 3339-9519 e 3339-9520. (Foto: Reprodução de vídeo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *