Mulher derruba Padre Marcelo Rossi do palco em Cachoeira Paulista
14 de julho de 2019
Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico no bairro Boa Sorte
14 de julho de 2019


Serviço de coleta seletiva chega ao bairro Jardim América

Aproximadamente 60 localidades são beneficiadas com a coleta de recicláveis realizada pelo Saae em parceria com a Coopcat; meta é levar o serviço a 100% do município

Os moradores do bairro Jardim América, em Barra Mansa, podem efetuar a partir da próxima sexta-feira (19) o descarte de materiais recicláveis de forma ambientalmente correta. É que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) lançou neste domingo (14) o serviço de coleta seletiva na localidade. Durante o evento, equipes da autarquia orientaram a comunidade sobre os resíduos sólidos, o processo de decomposição dos recicláveis e a importância do seu reaproveitamento.  Houve apresentação da maquete da coleta de lixo, jogos educativos, distribuição de brindes, pipoca, algodão e brinquedos para a criançada.

Segundo o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, a coleta seletiva no Jardim América será realizada sistematicamente pela manhã. Atualmente, a média de recicláveis coletados mensalmente no município é de 100 toneladas. “Isso tem um grande impacto na preservação ambiental, pois reduz a extração de recursos naturais para a produção de novos materiais, como o petróleo, madeira, alumínio, ferro, água e energia; diminui a quantidade de lixo nas ruas, rios, córregos e terrenos baldios; prolonga a vida útil do Centro de Tratamento de Resíduos; gera renda para os catadores do nosso município, reduz os riscos de problemas de saúde pela contaminação do ar, solo e da água”, enumerou Fanuel.

O gerente de Destinação Final de Resíduos, Sérgio Antônio da Silva, destacou que a coleta seletiva atualmente chega a cerca de 60 localidades. “Nossa meta é ampliar o serviço para a totalidade do município. A programação para os próximos meses inclui os bairros Santa Clara, Goiabal, São Pedro, Nova Esperança, Roselândia, Vale do Paraíba, Getúlio Vargas, Nove de Abril, Boa Vista I e II, entre outros”, disse.

Sérgio explicou que a coleta seletiva é realizada em parceria com a CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa). “A cooperativa dispõe de dois caminhões para a coleta dos recicláveis. Com a ampliação dos serviços, o Saae disponibilizou um outro caminhão e também auxilia nos sistema operacional e financeiro da CoopCat no que se refere a manutenção dos veículos, aquisição de combustível e pagamento dos 35 cooperados. É um trabalho desenvolvido em conjunto”.

Entre os principais tipos de materiais recicláveis (sem vestígios de alimentos ou bebidas) estão copos, garrafas e demais utensílios plásticos; plásticos do tipo filme colorido ou transparente: sacolas de supermercado; sacos plásticos; embalagens de papel de impressora; invólucros de lotes de refrigerantes; plásticos do tipo bolha; latas de refrigerantes, de leite e de conservas, além de papéis de expediente, brancos ou coloridos, formulário contínuo sem carbono, capas de processo, requisição de cópia, jornais, revistas, folhetos e assemelhados, embalagens de papelão de equipamentos de informática e de eletroeletrônico e mobiliário.

Os não recicláveis ficam por conta restos de alimentos, cortes de grama e rejeitos semelhantes, fraldas, papel toalha e papel higiênico.

PASSO A PASSO – O material reciclado coleta em Barra Mansa é imediatamente encaminhado para a sede da Coopcat, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 3050 – Ano Bom. Na unidade passa pelo processo de triagem na esteira separadora. Em seguida são prensados em fardos de 200 e 400 quilos e preparados para a entrega aos compradores, que retiram o produto no local. “Todo esse sistema tem beneficiado diretamente 35 famílias. Os catadores são pessoas que coletavam os recicláveis individualmente e outros atuavam no antigo lixão do Km 3. Hoje, de maneira organizada e com equipamentos de proteção individual, realizam os serviços através da cooperativa e recebem em média R$1,2 mil por mês”, finalizou Sérgio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *