Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo planeja criação de uma ‘Cozinha Escola’ em VR
17 de julho de 2019
Cão salva jovem de estupro em Floriano
17 de julho de 2019


Câmara Municipal entrega títulos de cidadania para 23 pessoas em Volta Redonda

– Homenageado Pedro Fernandes anuncia que BM, Resende e Angra dos Reis ganharão Escolas Militares dos Bombeiros;

A Câmara Municipal de Volta Redonda (CMVR) agraciou na noite desta terça-feira, dia 16, 22 pessoas com Títulos de Cidadania Voltarredondense. A solenidade aconteceu em razão da comemoração dos 65 anos de Emancipação Política Administrativa de Volta Redonda, a serem completados nesta quarta-feira, 17 de julho.  O Título de Cidadania é entregue, anualmente, a personalidades de fora do município que contribuem para o engrandecimento da cidade.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e o deputado estadual, Sérgio Fernandes, foram agraciados pela vereadora Rosana Bergone. “Me sinto honrado e feliz por ter sido escolhido pela única mulher da câmara de vereadores. Volta Redonda representa muito para mim, pois tive a oportunidade de dar um novo direcionamento para uma escola que estava fechando. Isso arrancava o coração da gente, que sou amante da Educação. E criamos uma alternativa, atendendo a demanda do governador e implantamos a Escola Militar dos Bombeiros”, disse o secretário em seu discurso, referindo-se ao Ciep do Açude.  “Estamos negociando a expansão destas escolas militares para Barra Mansa, Resende e Angra dos Reis e já está aprovado pelo governador”, anunciou Fernandes, citando ainda outras ações que serão realizadas em prol da Educação do Estado.

Rosana Bergone justificou as homenagens. “Os meus dois indicados foram responsáveis por aprovar a instalação desta Escola dos Bombeiros, e isso, justifica, que eles sejam considerados voltarredondenses. O deputado Sérgio, já está fazendo um ótimo trabalho na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e, principalmente, porque tem a educação como uma de suas prioridades. Já o Pedro sabe que a Educação do Rio precisa de investimentos e valorização dos profissionais. E vejo nele boas intenções para realizar”, disse a vereadora.

Introduzindo seu discurso sobre a história da emancipação da cidade, o vereador Carlinhos Santana, falou em nome da Câmara Municipal. “Nós fazemos estas homenagem porque reconhecemos a importância destas pessoas. Nós da Câmara, estamos trabalhando junto com o governo da cidade para contribuir no crescimento da cidade. E aqui no Legislativo, procuramos fazer um trabalho de excelência. Somos uma legislatura onde nunca se ouviu falar de roubo, suborno ou falcatrua que envolva estes vereadores. Parabéns a cidade de Volta Redonda, 65 anos de história e um povo batalhador”, disse Carlinhos.

O presidente da Casa, vereador Edson Quinto, ressaltou que Volta Redonda é uma cidade jovem e que se destaca no Estado do Rio de Janeiro e no país. “Quero homenagear estas 23 pessoas, que agora são consideradas filhas de Volta Redonda. São pessoas que ajudaram e ajudam a construir Volta Redonda, personagens da nossa história de trabalho, conquista e muita luta. Parabéns aos agraciados e parabéns a nossa cidade”, disse Quinto.  Durante a cerimônia, o público ouviu números musicais do saxofonista Rafael Santos e da cantora e compositora, Carina Sandré, que apresentou a música ”Cidade Cinza (meio Rio, meio Minas)”, uma canção que faz referência a história de Volta Redonda.

Investimento na Educação Estadual – Pedro Fernandes, em seu discurso, afirmou que todas as escolas do Estado serão climatizadas. Segundo ele, só quatro por cento das unidades têm ar condicionado. “Compramos semana passada 24 mil aparelhos de ar condicionado para climatizar 100 por cento das escolas e, em breve, estes equipamentos chegarão às escolas”, afirmou.  Ele destacou ainda que o Estado tem hoje 269 escolas em tempo integral e que em Volta Redonda, apenas três funcionam desta forma. “A partir do início do ano que vem teremos 12 escolas, das 27 da cidade, com turmas de tempo integral”, afirmou.  Para todo o Estado, Fernandes disse que este número chegará a 50 %. “Sairemos das 260 escolas do Estado em horário regular, para 590 de turmas de tempo integral. E temos a audácia de projetar para até 2023, que todas as escolas sejam de tempo integral”, planeja.

Ele também garantiu que o ensino profissionalizante será reforçado nas escolas da Rede Estadual. “A partir do ano que vem, teremos turmas da Faetec dentro de todas as escolas, para ofertar formação profissional para os alunos. Eles não sairão só com o diploma do ensino médio, mas também com o diploma de formação profissional para facilitar sua entrada no mercado de trabalho”, disse Fernandes. As mesmas informações já haviam sido transmitidas a funcionários da Coordenadoria Regional de Educação do Médio Paraíba, em reunião na tarde de terça-feira, na sede da Regional no bairro São João.

A vereadora Rosana Bergone acompanhou o secretário durante sua estada na cidade e recebeu Pedro Fernandes em seu gabinete na Câmara. “Pedi a ele, que ajude a encontrar uma solução para o aproveitamento do espaço da Escola Estadual Pau D´Alho, localizada no bairro Belo Horizonte. Ela está fechada há mais de três anos e a comunidade me cobra uma solução para aquele prédio, que hoje está abandonado.  Além disso, conversei sobre a situação da Escola Estadual Minas Gerais, que tem poucas turmas e corre o risco de também encerrar as suas atividades”, disse Rosana.

Homenageados Sessão Solene:

José Geraldo Mattea Salgado Santos (Edson Quinto); Giovanni André Romano (Carlinhos Santanna); Rinaldo Silva Dias e Cristiane dos Reis Barbosa de Oliveira (Fernando Martins); Fábio Augusto Scassioti e Fabiana Pellegrini Barbosa Scassioti (Laydson); Expedito Romão e Carlos Alberto Moraes Júnior (Rodrigo Furtado); Sérgio Gomes da Silva (Paulinho do Raio X); Dailton Ferreira (José Augusto); Sérgio Fernandes e Pedro Fernandes (Rosana Bergone); Erik de Souza Higino (Jari Simão); José Carlos Sales do Nascimento (Vair Duré); Vicente de Paulo Fajardo de Freitas (Pastor Washington); Alércio Aparecido de Carvalho (Luciano Mineirinho); Giovane Freitas Ferreira (Paulo Conrado); Vilmar de Freitas Chaves (Isaac); Marco Aurélio da Fonseca Ferreira (Neném); Renato Marins de Melo (Fábio Buchecha); Sara de Almeida Venâncio Sanchez e Sérgio Eduardo Pistarino (Granato) e Eudenyr Gomes Lima (mesa diretora). Outras fotos serão inseridas na matéria.

Edição: Ernesto Carboni – assessor imprensa vereadora Rosana Bergone – 99858 7869

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *