Guarda Ambiental resgata ave ferida com linha chilena em Pinheiral
19 de julho de 2019
PRF fiscaliza tempo de direção de motoristas na Dutra
19 de julho de 2019


Hemonúcleo pede doações para reforçar o estoque no inverno em Resende

Embora todos os tipos sanguíneos sejam bem-vindos, sangue do tipo O negativo apresenta maior urgência

O Hemonúcleo de Resende está buscando sensibilizar a população para fortalecer seu time de doadores de sangue. O estoque, que atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, apresenta grave carência de alguns tipos sanguíneos e está em alerta para os próximos meses. Para fazer sua doação, é necessário comparecer ao Hemonúcleo, que funciona anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Segundo dados da unidade, atualmente as maiores necessidades são de doadores dos tipos O negativo, B negativo e AB negativo, cujas quantidades em estoque são consideradas muito baixas. No entanto, é importante que doadores de todos os outros tipos sanguíneos também compareçam ao local, visando reforçar o estoque e manter uma alta quantidade em armazenamento.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar, a chegada do inverno é um fator preocupante. Em geral, as doações nesse período tendem a diminuir. Segundo ela, além do clima mais frio, as vacinas aplicadas nessa época do ano também contribuem para a queda dos estoques. Alguns tipos de vacina impedem as doações.

O volume doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em até 24h, sendo que as mulheres podem fazer sua doação a cada três meses e os homens a cada dois meses. A coleta é um procedimento rápido e prático, que não toma muito tempo do doador.

Para doar, basta comparecer ao Hemonúcleo com um documento com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens entre 16 e 18 anos, a doação só pode ser feita mediante a autorização de um responsável. Já no caso dos doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *