Policial militar baleado deve ser transferido para o Rio de Janeiro
23 de julho de 2019
Prefeitura e Sest Senat homenageiam os motoristas de Volta Redonda
23 de julho de 2019


Desde 2013 Volta Redonda não registra casos de Sarampo

Doses da vacina estão sendo administradas nas unidades de saúde para quem ainda não está com o calendário em dia

A secretaria municipal de Saúde (SMS) informa que as doses da vacina contra o Sarampo estão sendo administradas normalmente nas unidades de saúde e faz parte do calendário vacinal para as crianças, adultos e profissionais de saúde. O setor de Epidemiologia da SMS esclarece que desde 2013 o município não registra nenhum caso de sarampo e nem recebeu nenhuma notificação da doença.

O prefeito Samuca Silva ressalta que não há motivos para alarde em Volta Redonda. “Não temos casos de doenças na cidade por isso não há motivos para pânico. Importante o cidadão levar sua caderneta de vacinação a unidade de saúde do seu bairro e verificar sempre se há necessidade de atualização”, disse o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SMS, Milene de Souza Silva, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose. Esquema vacinal: Crianças a partir de um ano de idade até pessoas de 29 anos, duas doses. Pessoas de 30 a 49 anos, uma dose. Profissionais de saúde de qualquer idade, duas doses, já para gestantes, a vacina é contraindicada.

“Acima dos 49 anos o Ministério da Saúde entende que você tomou a vacina através de campanhas ou doses de rotina e não guardou o cartão ou que já teve contato prévio com a doença e desenvolveu a imunidade. Portanto, na faixa etária acima dos 50 anos o Ministério não indica a vacinação. A vacina também não pode ser administrada em gestante e nem em conjunto com a da Febre Amarela. Deve ter um intervalo de 30 dias entre as duas vacinas”, disse a coordenadora.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, ressalta que o município administra a vacina triviral de acordo com o calendário preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. “As pessoas podem procurar as unidades de saúde com tranqüilidade. Estamos ministrando as doses da vacina de rotina que recebemos mensalmente”, orienta o secretário.

O corpo de uma mulher foi encontrado nesta terça-feira, em Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, durante um trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros na região após a forte ressaca que atingiu a cidade. A vítima foi levada para o cais do município pare reconhecimento de familiares.

Também na Costa Verde, no município de Parati, um pescador foi arrastado para o mar enquanto tentava retirar uma rede da água. As buscas pela vítima continuam desde domingo. Em outro ponto do estado, em Saquarema, um menino de 5 anos foi arrastado pelas ondas, na Prainha. A criança estava acompanhada do pai quando foi levada pela água. As buscas foram suspensas pelo Corpo de Bombeiros por conta da condição do mar.

No Rio de Janeiro, a calçada da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foi destruída pelas ondas. Em Ipanema, na Zona Sul, uma parte do calçadão também foi destruído. As praias da Baía de Guanabara que normalmente não são agitadas por se tratar de um espaço pequeno para formação de ondas, foram invadidas por surfistas, assim como na praia do Flamengo e em Icaraí, em Niterói.

A ressaca que atingiu o Rio de Janeiro desde quinta-feira começou a perder a força apenas nesta terça-feira, duas pessoas morreram durante o período. De acordo com um alerta divulgado pela Marinha do Brasil, as ondas chegaram a alcançar até três metros de altura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *