Desde 2013 Volta Redonda não registra casos de Sarampo
23 de julho de 2019
Mais 220 alunos são formados pela Fundação Beatriz Gama em Volta Redonda
23 de julho de 2019


Prefeitura e Sest Senat homenageiam os motoristas de Volta Redonda

Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, foi o palco principal com atividades de saúde e entrega de brindes

Em homenagem ao Dia do Motorista que é comemorado no dia 25 de julho, dia de São Cristovão, santo padroeiro da categoria, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e o Sest/ Senat( Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) elaboraram diversas atividades de saúde, como aferição de pressão, orientações sobre saúde bucal, escovação correta, em duas tendas montadas na Praça Brasil, centro de Volta Redonda. Os atendidos ganharam um lanche e uma camisa oficial do evento.

As atividades começaram  por volta das 13h e se estenderam até as 16h30, e em pouco mais de duas horas de funcionamento já tinha atendido cerca de 200 motoristas, maioria de taxistas, que fizeram os exames e ainda ganharam os brindes da unidade de atendimento.

“O Sest Senat é parceiro das empresas do setor de transporte e atua na formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, oferecendo cursos presenciais e a distância, e atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia”, informou Vanessa Vasconcelos, coordenadora de Promoção Social do Sest Senat.

O prefeito Samuca Silva, considerou importante  esta parceria do município com a instituição ligada ao transporte, pelos benefícios  para a categoria. “O evento é muito importante porque incentiva os profissionais a cuidar da saúde e oferece cursos diversos na área de transporte de passageiros, motoristas, trocadores, despachantes, refletindo numa questão educativa para um trânsito melhor, com profissionais melhores preparados. Quem ganha é  a mobilidade urbana ”, destacou.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Mauricio Batista, disse que a categoria profissional merece ter um dia para cuidar da própria saúde, porque é um trabalho que exige muita atenção no dia a dia, de grande responsabilidade no transporte público e privado:

“O Sest Senat está com esta campanha junto com a prefeitura para homenagear os motoristas. E oferece uma formação especializada em transporte e tira uns dias na semana para homenagear quem está no volante diariamente, seja no transporte coletivo e individual e serviços afins. Este apoio à instituição que qualifica, promove a melhoria na qualidade da educação no trânsito  e oferece um atendimento básico de saúde para as pessoas, será sempre motivo de satisfação”, frisou.

A diretoria de transporte da SMTU, Ana Liége afirmou “que as atividades com o apoio da prefeitura  ajudam a instituição parceira a apresentar os cursos de especialização oferecidos para os profissionais, valorizando a categoria profissional”.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Sul Fluminense, Clovis da Silveira, 68 anos, há 40 na profissão, acrescenta. “É uma homenagem que estamos fazendo aos motoristas. Uma forma de agradecimento a quem não tem feriado, dia ruim e quase não tem tempo para cuidar da saúde porque precisa de trabalhar. Agradecemos às parcerias pela comemoração”.

O taxista Richard da Conceição Silva, 38 anos, motorista há 19 anos, elogiou a comemoração pelo Dia do Motorista. “Acabei de medira minha pressão, está normal. Esta oportunidade serve para motivar ainda mais a classe e como incentivo para a gente se cuidar”.

O instrutor de cursos do Serviço Social de Transporte e Nacional de Aprendizagem, Adauto Siqueira de Lima Neves,  lembrou que todos os cursos são reconhecidos e aprovados pelo Detran RJ. O instrutor afirma que todos os motoristas são obrigados por Lei a realizar um curso regular de 50 horas e  cursos de atualização de 5 a 5 anos.

“Temos vários cursos, entre eles para instrutor de trânsito, motoristas de carretas, caminhões, ônibus urbano e articulado, taxistas, condutores de veículos de carga, transporte de emergência, transporte escolar, motofretista.  A sede da entidade Sest Senat fica no bairro Barbará, município de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *