Tratamento fora do domicílio garante serviços médicos não existentes em Quatis
25 de julho de 2019
Saae-BM prorroga inscrição e adia data de prova de concurso público
25 de julho de 2019


Ação em VR lembra Dia de Luta contra Hepatites Virais

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda realiza ação pelo Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, comemorado todo dia 28 de julho, nesta sexta-feira, dia 26, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura. A tenda de atendimento à população ficará montada das 8h às 12h.

Profissionais da área técnica Setor de Doenças Transmissíveis – Hepatites Virais, a equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) e estudantes do curso de enfermagem do UniFOA vão orientar a população sobre prevenção, a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

No local haverá ainda distribuição de preservativos e material educativo, além de solicitação para o teste rápido para hepatites virais, realizado em todas as unidades da Atenção Básica.

Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *