Novo bafômetro da PRF detecta embriaguez de motorista por respiração
27 de julho de 2019
Motociclista fica ferido em acidente na Dutra
27 de julho de 2019


Prefeitura promoverá campanha educativa pelo Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

Ação acontece nesta segunda-feira, dia 29, no calçadão em Campos Elíseos

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado sempre no dia 28 de julho, a Prefeitura de Resende promoverá, na próxima segunda-feira, dia 29, uma campanha educativa e preventiva com distribuição de preservativos e material informativo. A ação organizada pelo Serviço de Atenção Especializada – SAE DST/HIV/Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá no Calçadão de Campos Elíseos, das 10h às 15h.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, uma tenda será montada em frente das Lojas Americanas para a campanha. A equipe recrutada para desenvolver o trabalho diretamente com a população fará a distribuição de preservativos e folders informativos. Além disso, aqueles que tiverem dúvidas sobre o tema poderão conversar com os agentes presentes.

A Prefeitura realiza os exames laboratoriais e os testes rápidos para Hepatites Virais B e C, além do HIV e Sífilis em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Para fazer o teste rápido não é necessário encaminhamento ou solicitação médica, bastando comparecer ao Serviço de Atenção Especializada – SAE DST/HIV/Hepatites Virais, com um documento de identidade e cartão SUS, toda terça-feira, no período de 8:30h às 11:00h. As unidades de saúde também realizam o teste rápido.

Saiba mais sobre a doença

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus, mas elas apresentam modo de transmissão e sintomas diferentes. Os vírus D e E ainda não foram notificados na região sudeste.

Os sintomas são raros, mas às vezes pode apresentar: icterícia (amarelão na pele e nos olhos), cansaço, dor abdominal, náusea e vômitos. A maioria dos casos, as Hepatites Virais B e C, de acordo com informações do SAE DST/HIV/Hepatites Virais, são doenças silenciosas. A maioria da população não apresenta sintomas, os casos graves podem evoluir para cirrose e câncer de fígado. Por este motivo, o Ministério da Saúde recomenda fazer o exame pelo menos uma vez a cada ano ou sempre que passar por alguma situação de risco. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar a eficácia do tratamento.

Vacinação

No caso da Hepatite B é possível se imunizar através da vacinação disponível na rede de saúde, que faz parte do calendário de vacinação. No caso das crianças são aplicadas quatro doses: ao nascer, 2, 4 e 6 meses. Para adolescente, adultos e idosos ainda não vacinados são aplicadas três doses. É fundamental tomar as três doses para que a proteção seja realmente eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *