Serviços de manutenção são realizados no fim de semana em Volta Redonda
27 de julho de 2019
Tudo pronto para o XXIII Encontro Internacional de Motociclistas em Penedo
27 de julho de 2019


Samuca abre curso preparatório para o Encceja

Durante a aula inaugural, na manhã deste sábado, dia 27, o prefeito lembrou outras ações voltadas para geração de emprego em Volta Redonda

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou da abertura do curso de capacitação para o Encceja(Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) na manhã deste sábado, dia 27, o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), que é parceiro do governo municipal neste projeto. O objetivo é preparar os candidatos do município para a prova.

A iniciativa dá continuidade às ações do 1º Mutirão do Emprego, realizado em Volta Redonda em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, na Ilha São João. Após análise dos resultados do evento, a equipe da prefeitura verificou que a baixa escolaridade dos candidatos era um dos motivos que impedia a inserção no mercado de trabalho.

Samuca alertou os candidatos para que aproveitassem a oportunidade de adquirir conhecimento e fazer uma boa prova no final de agosto. “Todo esforço para ampliar nossa capacitação é válido. Tudo que conquistei foi pelo estudo”, disse, lembrando que Volta Redonda foi o município do Estado do Rio que mais gerou empregos em junho e deve receber ainda mais empresas e aumentar o número de vagas no mercado de trabalho. “Vocês devem estar preparados”, avisou.

O resultado citado pelo prefeito leva em consideração dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia. A cidade também está na liderança de geração de empregos nos últimos 12 meses, com saldo positivo de 3.839 vagas. Em junho, a cidade teve saldo positivo de 1.024 empregos, sendo 2.900 admissões e 1.876 demissões.

Samuca acrescentou que várias medidas fizeram com que o município conseguisse ser destaque em emprego. “O Mutirão do Emprego, o retorno do diálogo com CSN, a melhora do ambiente de negócios, o Alvará Fácil, a instalação da empresa de Call Center, a inauguração do novo shopping e a regularização de ambulantes”, citou.

O pró-Reitor Administrativo do UGB, OsvaldirDenadai, também deu as boas-vindas aos alunos do curso do Encceja. “É uma honra fazer essa parceria com a prefeitura para ampliar o nível de escolaridade e ajudar capacitar a mão de obra do nosso município para o mercado de trabalho”, falou.

Ainda estavam na aula inaugural os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, e de Projetos Especiais e Convênios, Carlos Rosa; o assessor da prefeitura, Luiz Sérgio Lotus; além de Elisa Alcântara, que é pró-Reitora de Assustos Acadêmicos do UGB.

As 82 pessoas inscritas para participar das aulas chegaram pontualmente, às 8h, no Centro Universitário. Elas foram divididas em dois grupos, 18 farão a prova para conclusão do ensino fundamental e 64 para conseguir o diploma do ensino médio. As aulas serão sempre aos sábados (27/07, 03/08, 10/08 e 17/08), no UGB, campus Aterrado. Professores contratados pela instituição de ensino vão abordar disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, artes, educação física e técnicas de redação.

Dayana Ramos, de matemática, e Fabiana Custódio, de linguagem, são as duas professoras que abriram o curso. “Mais do que a inclusão no mercado de trabalho, estamos proporcionando o crescimento da autoestima, uma realização pessoal para essas pessoas”, acredita Dayana.

Bruno Gabrig, morador do Retiro, fez a inscrição para o Encceja no posto aberto no Na Hora para atender os interessados em fazer a prova. “Quero passar na prova e conquistar o diploma do ensino médio. Assim vai ficar mais fácil voltar para o mercado de trabalho”, disse.

Aretha Benedito Carreira da Silva, moradora do Coqueiros, tem o mesmo objetivo. “Quando mais estudo, maior o número de vagas possíveis para me candidatar”, falou.

O Encceja(Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é voltado para estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista. Podem fazer a prova de conclusão do ensino fundamental os maiores de 15 anos e para o ensino médio a idade mínima é 18 anos. A prova será realizada no dia 25 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *