“Resende, Memórias de um Século que Passou” no arquivo histórico
29 de julho de 2019
Proposta da CSN é aprovada pelos metalúrgicos
29 de julho de 2019


MAM Resende abrirá exposição fotográfica “Saberes da Natureza” nesta quinta

Mostra tem como objetivo inspirar e conduzir seus visitantes através de um olhar simples e sustentável para belezas naturais

A Prefeitura, através do Museu de Arte Moderna de Resende, dará início nesta quinta-feira, dia 01 de agosto, a uma instigante exposição com tema “Saberes da Natureza”, que explora a riqueza estética, as cores e formas de diversos elementos do meio ambiente. A abertura acontece às 18h30, com entrada franca, e o MAM fica na Rua Doutor Cunha Ferreira, número 101, Centro.

Ao todo, três fotógrafos terão seus trabalhos expostos na mostra, sendo eles: Dr. Antonio Carlos de Freitas, Claudia Oliveira Sousa e Cláudia Fernandes Moraes. Os registros são de espécimes da fauna nacional em seu habitat natural e da beleza de plantas e vegetais. O conjunto de elementos mescla benefícios importantes para aqueles que se preocupam e gostam de interagir intensamente com a natureza.

De acordo com a diretora do MAM Resende, Tatiane Avelino, a exposição fotográfica tem como objetivo de inspirar e conduzir seus visitantes através de um olhar simples e sustentável para a beleza das aves, borboletas e importância da permacultura. Elementos estes que estão constantemente presentes em nosso dia a dia.

– A Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza e uma vida mais consciente de todos os recursos disponíveis e como eles podem ser usados a nosso favor, sem que isso tenha impactos negativos no meio ambiente – explica a diretora do MAM.

Conheça os fotógrafos da mostra:

Dr. Antonio Carlos de Freitas

Antônio Carlos de Freitas trabalha com Fotografia Científica Ambiental há vários anos, tendo ministrado cursos, oficinas, exposições, saídas fotográficas e palestras na área. Foi agraciado com prêmios nacionais e internacionais ao longo dessa trajetória. Atualmente ministra a disciplina Fotografia Científica Ambiental para vários programas de Pós-graduação não só no Rio de Janeiro, mas em várias regiões do Brasil.

Ao longo de anos de trabalho com fotografia, elaborou um acervo com mais de 400 mil imagens digitais que retratam temas relacionados à Biodiversidade dos vários Biomas Brasileiros. Atualmente, é coordenador de Fotografia Científica Ambiental da Associação de Fotógrafos de Natureza – AFNATURA, e Editor Chefe da Revista de Fotografia Científica Ambiental.

Claudia Oliveira Sousa (Kacau Oliveira)

Kakau Oliveira é apaixonada pela fotografia, com foco na vida selvagem e no registro de aves. Cobriu eventos jornalísticos entre 2004 e 2010, e campanhas políticas em 2016. Criou em 2014 a página no facebook “Avesderesende” com o objetivo de chamar a atenção dos moradores para a necessidade da preservação de áreas que são habitat de muitas espécies da região. Foi curadora da exposição fotográfica de aves realizada pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) em 2016.

É fotógrafa de aves desde 2009 e colabora com fotos para encartes, revistas, livros e eventos voltados para o tema, tendo fotografias selecionadas pela NationalGeografic, e fotos licenciadas para uso em produtos de Pet Shop. Tem bastante experiência no tratamento de imagens sem descaracterizar cores e ambientes reais.

Cláudia Fernandes Moraes (Cláudia Moraes)

Cláudia Moraes é bióloga, paisagista e observadora da natureza. Idealizadora do projeto ‘Fotografia & Permacultura’, que tem o intuito de mostrar uma forma simples e sustentável de se viver em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, tem como principal objetivo despertar um olhar mais simples e verdadeiro que existe em nosso país, aproveitando a nossa ” fauna variadíssima ” e flora que não tem rival no mundo”.

Um lugar onde o homem se sinta feliz e possa conscientemente defender a integração adequada com o sistema natural do planeta, cuidando da terra e das pessoas. Viver de maneira sustentável, repensar nossos hábitos, consumo e nossos valores em geral. Planejamento inteligente para melhorar a nossa permanência na terra, considerando todas as influências e os inter-relacionamentos que ocorrem entre os elementos de um sistema vivo. Nós e a natureza somos um só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *