Policiais militares são homenageados em Barra Mansa
3 de agosto de 2019
PRF apreende mais de 5 toneladas de maconha em carreta, na Dutra, em Floriano
4 de agosto de 2019


Festival de Judô reúne 150 participantes em Volta Redonda

– Evento, com alunos de programas esportivos federais, foi realizado sábado, dia 03, no bairro Verde Vale;

A quadra de esportes do bairro Verde Vale foi palco no sábado, dia 03, do 1º Festival Inter-núcleos de Judô – Etapa Verde Vale. Participaram cerca de 150 alunos dos programas esportivos federais Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), Virando o Jogo e Esporte e Cidadania para Todos. Todos estes programas são intermediados para a cidade de Volta Redonda e região pela vereadora Rosana Bergone. A competição reuniu alunos de oito núcleos dos programas implantados nos bairros de Volta Redonda e Barra Mansa. Os participantes de todas as idades se enfrentaram em seis categorias, começando com meninos e meninas de sete anos e adultos. Crianças, a partir de três anos, fizeram demonstração da luta e participaram de um festival de brincadeiras, orientadas pelos professores.

Segundo o coordenador do Pelc, Elton Bergone, estas atividades do Festival fazem parte das diretrizes do programa. “É o momento especial para os alunos, pois eles podem apresentar o que é ensinado nas aulas e os professores avaliam o desempenho deles. Isso é muito produtivo”, disse, lembrando que o Festival ganhará mais três edições ainda este ano. “Este foi o nosso primeiro festival e serviu para ajustar para as próximas edições. Nesta edição realizamos 120 disputas, premiamos com medalhas todos os participantes e o próximo bairro a receber o Festival será o Santo Agostinho”, avisou Elton.

A filha de Claire Bernardo, Vitória, entrou há um mês na aula de Judô no Núcleo do bairro Açude II. “Ela está adorando. Fico satisfeita e vejo que ela está feliz”, disse a mãe. O padioleiro Diogo Lins matriculou os filhos Miguel e Guilherme no Judô, pois considera este esporte o mais completo. “O judô estimula a mente e eles aprendem a respeitar o adversário”, disse. No dia anterior, ele instruiu os filhos que o importante era competir. “Competir é aprender e evoluir”, declarou.

O adolescente Kauã Felipe, 14 anos, do Núcleo Santo Agostinho, treina há cinco meses. “Estou melhorando nas quedas e aprendendo japonês com o professor”, brincou ele. As técnicas do judô agradam o aluno Luis Fernando Barbosa, 14 anos, do núcleo do bairro Piteiras, em Barra Mansa. “O festival foi muito legal, pois coloquei o meu aprendizado em prática”, falou o garoto, que disputou na categoria Sub 18.

A vereadora Rosana Bergone lembrou que os programas estão implantados na região porque os pais acreditam e mantém seus filhos nas aulas. “Hoje, com estes três programas e mais a corrida de ruas, que são realizadas anualmente, o Governo Federal contempla 7 mil pessoas em todo o Sul do Estado. E o resultado é muito satisfatório e gratificante. Isso pra mim, não tem preço”, disse a vereadora, que agradeceu aos realizadores do programa. “Parabenizo aos professores pela dedicação e agradeço ao Ministério da Cidadania e a Universidade Federal Fluminense, que administra os programas, por beneficiarem a nossa população”, falou Bergone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *