Acidente deixa um ferido na Beira-Rio
7 de agosto de 2019
2º Campeonato Municipal de Games começa esse mês em VR
7 de agosto de 2019


Projeto Defesa Civil nas Escolas atende 330 alunos em Volta Redonda

Projeto que começou em abril vai até outubro em quatro escolas públicas da cidade

O projeto Defesa Civil nas Escolas, esteve na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, trabalhando com as quatro turmas da 5ª série, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Graciema Coura, no bairro Vila Rica /Três Poços em Volta Redonda. O curso leva noções de primeiros socorros, acidentes domésticos, a identificação de ameaças naturais em áreas de riscos e como chamar os órgãos públicos para  atender as emergências. Cerca de 330 alunos de 9 aos 15 anos estão sendo instruídos pela equipe da Defesa Civil de Volta Redonda.

O prefeito Samuca Silva destaca os benefícios das informações que o projeto repassa aos estudantes. “Eles terão conhecimentos que vão multiplicar com os pais, familiares e pessoas próximas na comunidade onde moram. Saberão a importância da prevenção e como chamar auxilio nas emergências para um socorro rápido”, enfatiza o prefeito.

As palestras teóricas e uso de jogos interativos, como a montagem de quebra cabeças sobre o tema, ajudam as crianças neste treinamento que é desenvolvido às quartas e quintas-feiras, com cerca de 50 minutos de duração nas salas de aulas. O coordenador da Defesa Civil do município, sargento do Corpo de Bombeiros Leandro Rezende, acompanhado da agente de proteção da Defesa Civil, Lucilia Machado, estiveram na escola por volta das 14 horas e fizeram a orientação para as crianças, atendendo 4 turmas do 5º ano.

“O projeto está trabalhando com crianças, de 11, 12 anos, alunos que já têm opinião. Estamos passando conceitos de proteção e Defesa Civil que eles levarão para as comunidades onde moram e para dentro de casa, com os pais e familiares. Estamos mesclando teorias com jogos, brincadeiras, abordando os temas trabalhados para que assimilem melhor estes ensinamentos”, diz o coordenador Leandro Rezende.

A agente Lucilia Machado acrescenta que “os alunos estão aprendendo coisas novas de proteção, com foco na ação preventiva. Vão aprender também a usar um extintor de incêndio, os cuidados com o gás de cozinha dentro das residências, como acionar a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Samu. Recentemente um neto salvou o avô que estava engasgado, aplicando lhe a manobra de Heimlich”, comparou a agente.

Ela se referiu a uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência, quando a pessoa não consegue respirar porque está com um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo-a de respirar. O projeto Defesa Civil nas Escolas atenderá também as crianças do 5º ano das escolas municipais Jesus Menino( Belmonte), Professora Juracy Varanda( Água Limpa) e Palmares (Padre Jósimo).

Na abertura, Leandro Rezende, afirmou que a preocupação com a Defesa Civil deve ser de todas as pessoas para que a cidade fique mais segura, identificou com as crianças os 5 pilares da atuação do órgão público, citando  a prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. Os alunos Layane Lúcia da Costa, 10 anos, e Luiz Augusto de Almeida, gostaram do que aprenderam. “É bom a gente aprender para espalhar para as colegas”, disse Layane.

A professora da primeira turma do 5º ano, Rejane Arrais, comentou. “Temos alunos que moram em áreas onde pode acontecer um alagamento, por exemplo, sendo importante o conhecimento que estão adquirindo para buscar ajuda nestes momentos”.

A diretora adjunta, Marilúcia Dutra, e a dirigente de turmas, Eliziaria Carvalho, concordam sobre o alcance do projeto da Defesa Civil. “Qualquer novidade que as crianças aprendem nas escolas, elas levam para os pais e irmãos como multiplicadores. Esta é também a intenção do projeto”, afirmou a diretora Marilúcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *