Imóvel da CEF com risco de desabamento é interditado pela Defesa Civil
12 de agosto de 2019
Polícia Militar apreende drogas no Loteamento Céu Azul, em Quatis
12 de agosto de 2019


Audiência Pública debate novas propostas  para uso e ocupação do solo em Quatis

Encontro acontece nesta 3ª feira, às 18h30m, na prefeitura

A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos confirmou para esta terça-feira, dia 13 de agosto, a partir das 18h30m, a realização da audiência pública visando debater com autoridades públicas, conselhos municipais, segmentos organizados da sociedade e a população sobre o tema “Parcelamento e Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo no Perímetro Urbano e dos distritos”. O encontro será realizado no auditório da Prefeitura de Quatis, sob a coordenação da própria Secretaria de Obras, através do Departamento de Urbanismo do Município.

Uma vez aprovadas durante os debates com a comunidade e a realização dos estudos técnicos a respeito do assunto, as novas propostas vão ser inseridas em um projeto de lei a ser encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal, visando à apreciação e posterior votação entre os vereadores. A entrada em vigor da legislação a respeito do tema precisa necessariamente passar pela análise e deliberação do poder legislativo.

A legislação relacionada ao uso e à ocupação do solo prevê normas que definem, entre outras medidas, as áreas comerciais, industriais, residenciais e mistas (comerciais e residenciais); de proteção ambiental; e número de pavimentos nas construções em determinadas regiões. O objetivo básico desta legislação é garantir as condições para o desenvolvimento sustentável de Quatis, ou seja, o crescimento da cidade, sem prejuízo à qualidade de vida da população, assegurando ainda condições para a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade.

– Existe, por parte do governo municipal, uma proposta de encaminhar um projeto de lei ao poder legislativo no sentido de se estabelecer novas normas para o crescimento ordenado, daí a importância da audiência pública com o objetivo de iniciar uma discussão junto à comunidade para apresentar esse projeto, ouvir sugestões e formatar novas regras a respeito do assunto. O encontro será o primeiro passo visando alcançar essas metas – declarou o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, Cézar Salazar, acrescentando que “todo e qualquer cidadão terá vez e voz durante a realização da audiência pública desta terça-feira”.

A elaboração de novas regras para a legislação correspondente ao tema “Parcelamento e o Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo” de Quatis coincide com o início dos trabalhos por parte da prefeitura para rever o Plano Diretor Participativo, Estratégico e Sustentável do Município. Uma comissão nomeada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) realizou no dia 01º de agosto, no auditório do Centro Administrativo do Município, a primeira reunião para definir os passos relacionados à previsão do plano diretor.

O próximo encontro desta comissão será realizado ainda neste mês, em data, local e horário a serem divulgadas oportunamente. A comissão gestora do Plano Diretor, cujas regras também visam garantir o desenvolvimento ordenado do Município e as condições de vida saudável para a população, é presidida pelo secretário municipal de Governo, Adriano Palma Veras, tendo como membros dois outros secretários municipais: Edna Azevedo (Meio Ambiente) e o próprio Cézar Salazar (Obras, Urbanismo e Serviços Públicos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *