Profissionais da Educação de Volta Redonda recebem capacitação
13 de agosto de 2019
7ª Parada do Orgulho LGBTI+ de VR com Show da Jaula das Gostosuras
13 de agosto de 2019

Volta Redonda oferece aulas de robótica na Educação Infantil

Projeto da SME vem realizando atividades com ações educativas junto aos alunos

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Educação, inovou e começou a oferecer aulas de robótica para alunos da Educação Infantil do município. A expectativa é atender até o final do ano mais de 800 alunos da rede. O projeto contempla os ensinos Fundamental I, Fundamental II e Educação Infantil.

Na última sexta-feira, dia 9, foi realizada a sexta aula do curso de formação de Introdução a Robótica Educativa. O público alvo foi 19 professores implementadores de Informática aplicada à educação. Em 2018, cerca de 20 profissionais participaram da formação, que é realizada pela coordenadora pedagógica da Informática e da Robótica, Ana Paula Batista, e pelo coordenador técnico Sérgio Graça.

Segundo Ana Paula, a capacitação dos profissionais é de relevância para a execução do projeto. “E isso ajuda a capacitar melhor nossos alunos de informática, proporcionando a eles novas possibilidade. Os alunos do Projeto de Robótica trabalham em grupos e, juntos, buscam soluções, idealizam e constroem seus protótipos. O aproveitamento do lixo eletrônico e de objetos do dia a dia fazem parte desta construção, despertando nesse aluno a consciência ecológica”, esclareceu.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, Volta Redonda é uma das pioneiras a implementar a Robótica na Educação Infantil. “Sete unidades escolares do município já estão trabalhando com a robótica nas escolas aos sábados. Elas são multiplicadoras do trabalho e neste ano estamos capacitando novos profissionais para que eles possam atuar nas unidades”, destacou.

O Projeto de Robótica Educacional é realizado nas unidades de Volta Redonda e utiliza Software e Hardware livres. Tem como objetivo o de promover o desenvolvimento criativo dos alunos, despertar o interesse e a motivação pelo estudo das ciências e sua aplicação funcional, proporcionando aos alunos através do trabalho em grupo, a colaboração, a criatividade, a vivência de desafios e a resolução de problemas.

Para a implementadora de informática Lidiane Jorge, da Escola Municipal José Fontes Torres, que está participando da formação, o olhar muda quando você conhece mais sobre a robótica.

“O Sérgio é um ótimo instrutor e facilita o aprendizado. A robótica trabalha com a criatividade e com as ideias. Conseguimos viver a matemática de fato e sei que passando isso para os alunos teremos um ótimo resultado. Você abre um horizonte quando aprende a mexer e a desenvolver. Vamos estimular muitos nossos alunos”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva destacou que Volta Redonda vem inovando em relação aos projetos de robótica. “Estamos avançando no processo pedagógico e sabemos da importância educacional da robótica com relação ao descarte correto do lixo eletrônico, visto que muitos desses materiais são reaproveitados, ajudando na prevenção do meio ambiente e na evolução da sociedade”, finalizou.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *