Homem salva mulher que se jogou no Paraíba do Sul, em Barra Mansa
15 de agosto de 2019
Médicos participam de capacitação de sífilis congênita
15 de agosto de 2019


Comtur se reúne com representantes do turismo em Volta Redonda

Encontro serviu para Conselho Municipal de Turismo se apresentar e estreitar a relação com o trade turístico, visando fortalecer o setor na cidade

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Volta Redonda promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 15, no auditório do Hotel Bela Vista, uma reunião com representantes de instituições ligadas ao turismo da cidade, como guias, agências, bares e restaurantes, entre outros. De acordo com a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Débora Cândido, que também faz parte do Comtur, o objetivo da reunião foi explicar como funciona o conselho.

“O Conselho foi eleito em maio, no mês seguinte foi eleita a diretoria e agora o Comtur precisa se organizar, porque o objetivo dele é contribuir na gestão pública do turismo. Nas reuniões que vem ocorrendo, o grupo entendeu que precisava de um momento para se apresentar para o trade turístico. Existem outros empresários, outros segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo e o conselho entende que precisa se aproximar mais”, explicou Débora.

Durante o encontro, além da apresentação, foram abordados eventos futuros como o Fórum Municipal de Turismo, que vai acontecer em setembro, além de temas como o Cadastur, que é um cadastro obrigatório para alguns setores e é feito pelo Ministério do Turismo.

O presidente do Comtur, Djalma Augusto dos Santos Mello, participou da reunião e ressaltou a importância do encontro, citando Volta Redonda como uma cidade que se encontra estrategicamente no Vale do Café.

“Volta Redonda tem um fato interessante: uma arquitetura patrimonial modernista. Além disso, tem uma rede de gastronomia excelente e bons hotéis. Queremos fazer com que Volta Redonda não fique somente na ideia de turismo comercial e empresarial. A cidade tem muito mais para ser apresentado. Temos uma cultura belíssima. Constantemente recebemos turistas não só nacionais. Queremos colocar a cidade no mapa não só do Vale do Café, mas também no cenário nacional”, afirmou Djalma.

O guia de turismo Douglas Alves Moreira atua na região há 5 anos e comentou que este foi o primeiro encontro deste tipo que ele participa.

“Acho que essa reunião permite a busca por facilitar o entendimento da cidade sobre o que é o turismo, como trabalhar o turismo em Volta Redonda, além de fortalecer a imagem da cidade”, disse Douglas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, afirmou que este encontro é uma grande oportunidade para o surgimento de novos negócios que vão movimentar a economia da cidade.

“Aproveitamos para fazer o pré-lançamento da nova marca do Turismo que será lançada oficialmente no Salão de Turismo, na próxima semana. Esta é uma das muitas iniciativas que virão para fortalecer os negócios de turismo, é essencial”, contou Joselito.

Para o prefeito Samuca Silva, a participação de todos os atores ligados ao turismo da cidade, tanto poder público quanto sociedade civil, é fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade.

“Temos investido em preservação de áreas naturais, como o Vale dos Puris e a criação do Jardim Botânico, temos uma estrutura gastronômica e hoteleira ótima e também muitas atividades culturais e esportivas. Com essa união, esse trabalho em parceria, podemos tornar Volta Redonda muito mais visível e atraente para os visitantes e fortalecer seu papel no cenário turístico nacional”, afirmou Samuca Silva. Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / Secom VR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *