Guarda Municipal retira mais três veículos abandonados das ruas de Volta Redonda
15 de agosto de 2019
Prefeitura de Quatis investe na compra equipamentos para unidade médicas
15 de agosto de 2019


Guarda Municipal de BM realiza campanha de conscientização do uso de celular ao volante

De janeiro a agosto de 2018, 1655 multas relativas ao uso do celular no trânsito foram aplicas em Barra Mansa. Em relação ao mesmo período deste ano, foram 1137, uma redução de mais de 40%. Visando diminuir ainda mais esses números, a Guarda Municipal, que é responsável pelo Programa Educação no Trânsito (PET), realizou a campanha ‘Nenhuma mensagem vale mais que a sua vida’, que faz parte do cronograma de ações do Denatran. Para auxiliar nesta atividade, alunos do quarto e quinto ano do Colégio Eny Theodoro Nader e a empresa Ultragaz participaram da iniciativa, entregando panfletos e brindes aos motoristas.

A ação, que iniciou nesta quinta-feira (15), na Avenida Sérgio Braga, seguirá até sexta-feira, dia 16. Na próxima segunda (19) acontecerá no bairro Vila Nova.

De acordo com o coordenador do PET de Barra Mansa, Agostinho Silva, esse é o terceiro ano consecutivo que a ação é realizada com esse tema no município e o principal objetivo não é aplicar multas, mas mostrar aos motoristas os riscos que ele oferece ao cometer essa infração. “Esse trabalho vem sendo realizado desde 2017 e de lá pra cá notamos uma significativa redução na quantidade de infrações relativas ao uso do telefone no volante. Isso só nos encoraja a continuarmos com esse trabalho, para que possamos reduzir cada vez mais”, comemorou Silva.

A aluna do quinto ano do Colégio Municipal Eny Teodoro Nader, Letícia dos Santos Correia, de nove anos, contou sua experiência de ser guarda por um dia. “Esta sendo muito legal. As pessoas estão parando e prestando atenção no que estamos falando. Quero participar mais vezes dessa ação”, contou a pequena, que garantiu que em casa esse assunto também será abordado.

Marcos da Silva, de 43 anos, morador do bairro Vila Elmira, foi um dos motoristas que foram abordados pelas crianças. Para ele, tanto os pequenos, quanto a guarda estão de parabéns. “Esse é um assunto que tem que ser muito falado. Sempre vemos motoristas falando ao telefone e isso é um grande risco para todos que cruzarem com eles. Tem que alertar”, considerou o motorista.

LEVANTAMENTO – De acordo com um estudo feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), três segundos sem atenção ao volante é tempo suficiente para causar um acidente fatal. Fazer a leitura ou digitar uma mensagem de texto no celular pode demandar quatro segundos. Isso aumenta em 23 vezes o risco de ocorrência.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do aparelho celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir segurando ou manuseando o telefone celular é infração gravíssima, com pagamento de multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Durante as abordagens aos motoristas, também estão sendo repassadas orientações relativas ao uso de equipamentos obrigatórios como cinco de segurança, cadeirinha para crianças e direção defensiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *