Polícia Militar faz operação no Conjunto Minha Casa, Minha Vida
16 de agosto de 2019
Polícia Militar apreende arma no bairro Água Limpa
16 de agosto de 2019


Estrada Falcão-São Joaquim será interditada para obras de recuperação

Alternativa de ligação entre dois distritos será a estrada do Birro

A Estrada Falcão-São Joaquim, na zona rural de Quatis, vai ser interditada ao tráfego de veículos a partir da próxima terça-feira, 20, para a realização de obras de melhorias no trecho conhecido como “subida do Chicão”. A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que acompanhou nesta semana, com o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, o início do trabalho de preparação do solo destinada à execução das melhorias.

A previsão é de que a reabertura da estrada aconteça antes do próximo dia 30. Durante o andamento das obras de recuperação, a alternativa de ligação entre os dois distritos será a estrada do Birro, ou estrada do Camata, como esta via também é conhecida. Os motoristas serão orientados sobre a interdição no período das obras por duas faixas informativas afixadas nos dois sentidos da Estrada Falcão-São Joaquim.

As melhorias no trecho em questão vão ser feitas através de uma parceria da prefeitura com produtores rurais da região. Os produtores cederam cerca de cem sacos de cimento e a malha de ferro destinada a reforçar o piso de concreto. Já a prefeitura vai entrar com uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e os caminhões, além de operários e de dez caminhões de escória destinados ao reforço da base. Os produtores também vão ajudar na mão de obra. Pelo menos 20 trabalhadores deverão ser mobilizados nesta frente de serviços.

Com extensão aproximada de nove quilômetros, a estrada Falcão-São Joaquim é considerada uma via preferida pelos moradores e produtores rurais do distrito de São Joaquim no deslocamento a Falcão e a área urbana de Quatis. Isso porque, apesar de ser uma estrada de chão entre os dois distritos, o trajeto depois de Falcão em direção à região central de Quatis é asfaltado, ao contrário da estrada Quatis-São Joaquim, do outro lado da cidade, que começa logo após o bairro Água Espalhada, na área urbana, passa pelo viaduto da ferrovia do aço, mas não é pavimentado.

Bruno de Souza explicou que a recuperação do trecho da “subida do Chicão” vai acontecer em uma área de 400 metros quadrados (cem metros de extensão por quatro metros de largura). A espessura do piso será de dez centímetros. Segundo o prefeito, por ser um trecho muito íngreme, o trecho constantemente apresenta problemas para a circulação dos veículos automotores, especialmente os caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira. A região tem pelo menos 20 produtores.

O trabalho de mãos dadas entre a administração municipal e os produtores rurais foi firmado numa reunião realizada recentemente do próprio prefeito com representantes do segmento rural da localidade.

– A Estrada Quatis-Falcão se encontrava interditada devido às suas precárias condições, quando assumi o cargo de prefeito de Quatis pela primeira vez, em 2013. Naquela época realizamos alguns serviços de melhorias, entre os quais a construção de três galerias de águas pluviais, que possibilitaram a reabertura da via ao tráfego de veículos. Agora faremos uma obra de proporções mais amplas, visando garantir a durabilidade do pavimento – concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *