Volta Redonda intensifica serviço de manutenção nos bairros
20 de agosto de 2019
SME realiza Formação Sobre Primeiros Socorros em Volta Redonda
20 de agosto de 2019


Abrigados de Volta Redonda visitam AquaRio, no Rio de Janeiro

Aquário foi o destino de 35 usuários do Albergue Seu Nadim nesta terça-feira, dia 20

O sorriso largo no rosto e o figurino cuidadosamente escolhido entregavam que a terça-feira, dia 20, seria fora da rotina para os abrigados do Albergue Municipal Seu Nadim, em Volta Redonda. A instituição, que funciona no bairro Nossa Senhora das Graças, promoveu uma viagem de ressocialização para 35 usuários com destino ao AquaRio, na capital carioca. O passeio marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, acompanhou a saída dos abrigados para o Rio de Janeiro e lembrou que, em 2018, a viagem foi para Petrópolis, onde conheceram o Museu Imperial. “Essa atividade tem como objetivo a ressocialização dos abrigados. Nós os incentivamos a frequentar espaços que não estão acostumados para voltarem a se sentir parte da sociedade”, comentou Marcus Vinícius, acrescentando que essa integração com a comunidade também ajuda na garantia dos direitos. “Temos usuários que não sabem como acessar uma unidade de saúde para marcar uma consulta, por exemplo”.

César Resende, de 53 anos, está no abrigo desde 2011. Ele sofreu um acidente na Dutra e foi resgatado pela concessionária que administra a rodovia e encaminhado ao Hospital São João Batista. “Quanto tive alta, vim para cá. Desde então, aqui é minha casa. Para mim, conhecer lugares novos é sempre bom. Estou ansioso para ver o aquário”, disse.

Nilzo de Oliveira Breves, de 73 anos, está no Seu Nadim pela segunda vez. Agora, aguarda a liberação do BPC, solicitado pelos profissionais do abrigo. “Adoro viajar. Tenho certeza que o passeio vai ser ótimo”, acredita.

A coordenadora do Albergue Seu Nadim, Andréia Dias Sargento, afirmou que a ressocialização é uma missão constante para todo corpo técnico do abrigo. “Essas viagens proporcionam acesso à cultura e ao lazer”, disse, lembrando que em 2017 foi realizado um seminário e, em 2018, além do passeio a Petrópolis, houve uma gincana entre os usuários. Neste ano, as comemorações pelo dia 19 de agosto vão até sexta-feira, dia 23, com uma feijoada para os abrigados.

O abrigo tem capacidade para 38 pessoas e oferece dez vagas para o pernoite. O local garante alimentação e todos os cuidados diários. “Além disso, os profissionais são responsáveis por entrar em contato com o Ministério Público para identificação e contato com a família, além de providenciar documentos e agilizar o processo para que passem a receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), do governo federal”, explicou Andréia, acrescentando que a equipe do abrigo é composta por 22 profissionais divididos entre cuidadores, assistente social, psicólogo, funcionários administrativos e auxiliar de serviços gerais.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que o projeto faz parte da Rede Municipal de Assistência à População de Rua, que inclui o Consultório na Rua, o Caps-AD (Centro de Assistência Psicossocial – Álcool e Drogas), o quarto de passagem no Abrigo Seu Nadim e o Centro POP. “O objetivo é mudar a vida dessas pessoas, criar condições para a reinserção na sociedade e, posteriormente, no mercado de trabalho”, disse.

SUPERAÇÃO – O Abrigo Municipal Seu Nadim, o Centro POP e os serviços referenciados ao Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Comunitária também desenvolvem o SuperAção, que atende hoje sete pessoas. O público prioritário do SuperAção é composto por pessoas adultas, entre 18 e 59 anos, em processo de saída das ruas, acompanhados pelo Centro POP ou pelo Abrigo Municipal.

O projeto SuperAção garante ainda uma bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo vigente. O dinheiro possibilita sua subsistência por um determinado período de tempo até que alcance a autonomia financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *