Carreta carregada com biodiesel tomba na Dutra, na Serra das Araras
22 de agosto de 2019
Agentes da Guarda Municipal passam por capacitação em Volta Redonda
22 de agosto de 2019


Volta Redonda realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Evento com o tema ‘Direito do Povo, com financiamento público e participação social’ reúne representantes do poder público, entidades e usuários da rede

Volta Redonda iniciou nesta quinta-feira, dia 22, debates sobre Políticas Públicas de Assistência Social. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, abriu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase). Cerca de 300 pessoas, representantes do poder público, entidades e organizações da assistência social, além de usuários da rede, participaram do primeiro dia do evento com o tema “Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.

Diante do auditório lotado, Samuca agradeceu pela demonstração de confiança na cidade. “A discussão, que começa agora e continua nesta sexta-feira, dia 23, fará uma análise das políticas públicas para assistência social consolidadas no município e renderá propostas para melhorar ainda mais o serviço. E a única forma de alcançar bons resultados é valorizando a participação popular”, falou, alertando que a integração entre as secretarias como as de Ação Comunitária, Saúde, Educação, Cultura e Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos é o caminho para garantir assistência completa à população.

O prefeito ainda citou alguns serviços disponíveis na rede municipal. Volta Redonda conta com acolhimento das pessoas em situação de rua, através do Centro Pop, Albergue Seu Nadim e Quarto de Passagem; e risco social, com os CRAS; inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; cadastro de candidatos ao Programa Minha Casa, Minha Vida; Projeto de Inclusão Produtiva e Geração de Renda; Projeto Grupos de Convivência para Idosos; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); entre outros.

“Não podemos esquecer da inauguração do Novo Restaurante Popular, em janeiro deste ano. Com recursos do município, o local serve, diariamente, 600 cafés da manhã e 1,5 mil almoços. É comida de qualidade a baixo custo para a população”, acrescentou.

O secretário de Ação Comunitário, Marcus Vinícius Convençal, lembrou ainda da implantação do Tarifa Zero Comercial, o ônibus elétrico, que circula gratuitamente pelos centros comerciais de Volta Redonda. “Garantimos comida boa no prato da população e transporte de graça e, mais do que isso, há mais de um ano somos o município que mais gera emprego no Estado do Rio. Isso é garantia de dignidade”, falou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Thaís de Oliveira Alexandre, o diálogo entre a gestão municipal e os órgãos de controle como o conselho favorecem a implantação de políticas públicas mais eficazes. “E a conferência tem como objetivo fortalecer e aprimorar esses serviços, a partir da opinião das pessoas que trabalham no dia a dia com assistência social e ainda dos usuários do sistema. Com a participação de todos e a troca de experiências vamos avançar na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, acredita.

E foi por acreditar na importância do diálogo que o Sr. Danilo Cândido, coordenador do Grupo de Convivência Tempo de Esperança do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) Siderlândia, participa da conferência. “A população não pode perder a oportunidade de opinar e ajudar na construção de políticas públicas. Venho representar a minha comunidade”, falou.

Mário Sérgio Lopes Coelho, morador do Retiro, conta que utiliza a assistência de várias formas. “Faço fisioterapia na Apadefi, frequento o CRAS e ainda recebo o aluguel social, pois minha casa foi atingida pelas chuvas do último mês de abril”, disse, afirmando que a necessidade o impulsionou a participar da discussão.

A assistente social da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos), Thais Soares da Costa Oliveira, também estava na abertura da conferência. “Além de ouvir propostas novas, um evento como este promove troca de experiências”, afirmou.

Também participaram da abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social o presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto, o vereador Fábio Bochecha, secretários municipais e presidentes de autarquias e presidentes de associação de moradores.

A parte cultural do evento ficou por conta de uma apresentação de música, com coro e grupo de violonistas, e dança com assistidos pelos CRAS Vale Verde e Vila Brasília. Eles interpretaram a canção “Comida”, do Titãs. E para ilustrar o tema da conferência: “Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, o defensor Público da União, Cláudio Luiz dos Santos foi o palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *