Semana da Cidadania é marcada com várias atividades em Resende
23 de agosto de 2019
Polícia Federal prende homem por pedofilia
23 de agosto de 2019


CMVR homenageia artistas no Dia do Folclore

– Pessoas, grupos e entidades com trabalhos folclóricos e culturais na cidade foram agraciados por vereadores;

Em uma cerimônia marcada por alegria, emoção e empolgação, a Câmara Municipal de Volta Redonda realizou na noite de quinta-feira, dia 22, a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado na exata data da cerimônia.  Os vereadores homenagearam 15 pessoas, grupos e instituições que são destaque e referência no folclore e cultura da cidade. A cada anúncio dos indicados a receber o diploma, o público ovacionava os homenageados.  Várias manifestações culturais foram lembradas na cerimônia como o samba, músicas de raiz, frevo, capoeira, dança afro, jongo, folia de reis e forró.  A casa legislativa ficou lotada com a presença de familiares e amigos dos agraciados.

A professora de Educação Física e dança Afro, Nilzete da Silva Xavier, e a professora de Capoeira, Márcia Regina dos Santos, receberam os diplomas das mãos da vereadora Rosana Bergone. “Duas personalidades experientes e competentes que representam muito bem a cultura e folclore da cidade”, salientou.  “Estou feliz com a homenagem, pois a capoeira é a minha paixão”, disse Márcia, que é professora do Projeto Esportivo Federal Virando o Jogo, no Núcleo do bairro Açude I. “Meu objetivo é resgatar e valorizar a Cultura Afro e, por isso, agradeço a vereadora pelo reconhecimento ao meu trabalho”, disse Nilzete, ao lado de familiares e amigos.

O grupo Samba da Jurema recebeu o diploma por indicação do vereador Jari Simão. O grupo é a primeira orquestra de samba do Sul Fluminense que é composta por músicos que se dedicam por amor ao próximo. As apresentações já reuniram quase 8 mil pessoas desde o ano passado.

O jornalista Davi Tedesco, um dos membros do grupo, falou que o próximo passo a ser concretizado é o projeto Casa da Jurema, onde será oferecido o ensino fundamental para crianças. “O Samba da Jurema é um evento feito de amor, paz e amizade”, salientou.

Ao ser convidado para receber o diploma e uma Moção de Aplausos, José Armando Bandeira de Moraes, o maestro Caaraüra,  considerado pela imprensa especializada como uma das maiores autoridades do frevo no país, cantou a música Último Pau-de-arara.  Ele teve o acompanhamento do público e caminhou por todo o plenário entoando a música, considerada um dos maiores clássicos da música popular brasileira.   “Esta é a primeira oportunidade que o folclore brasileiro tem em Volta Redonda e com isso, podemos ser destaque em todo o país. Agradeço por esta lembrança ao meu nome”, disse ele, homenageado pelo vereador Luciano Mineirinho. O vereador Granato não pode comparecer para a entrega da Moção de Aplausos. Luciano Mineirinho fez a entrega.

O radialista e músico Claudionor Rodrigues, conhecido como Nonô dos Canarinhos, discursou em nome dos agraciados. “Sou cidadão de Volta Redonda há quase 40 anos e hoje sou muito grato pelo reconhecimento ao meu trabalho”, falou Nonô, que tem 34 anos de carreira e atualmente trabalha na Rádio Mix de Volta Redonda. A realização da sessão foi elogiada pela secretária de Cultura, Aline Ribeiro. “É uma festa de reconhecimento da cultura da cidade. Temos muita gente importante aqui. Artistas que vivem, resistem e brigam pela cultura e não deixam a nossa cultura morrer. Agradeço a cada um pelo trabalho cultural”, disse ela.

A resolução que definiu a comemoração da data é do presidente do legislativo, Edson Quinto, que discursou no encerramento da solenidade e entregou quatro diplomas. “Tivemos nesta noite um show de alegria, que não estava no roteiro do cerimonial. Todas as formas de folclore foram lembradas.  Sinceramente, é a primeira sessão que eu conduzo e vejo tanta alegria neste plenário. Tantas pessoas abriram os seus corações e disseram que estão felizes”, disse Quinto, orgulhoso de sua proposição do Dia do Folclore.

Os homenageados da Sessão Solene foram: Fátima Aparecida Colombiano e Pedro Antônio Francisco (Carlinhos Sant´anna); Nilzete da Silva Xavier e Márcia Regina dos Santos (Rosana Bergone), Grupo Sorriso Aberto (Rodrigo Furtado); Elismarcio Salvador de Souza Paula (Vair Duré); ONG Arte de Todo Lugar “Uma prática inclusiva” (Pastor Washington); Associação de Capoeira Palmares e Eventos Samba da Jurema (Jari); José Armando Bandeira de Moraes (Granato); Dupla Sertaneja Saudade e Saudoso, Antônio Fábio Fontes, José Arlindo dos Santos e Claudionor Rodrigues (Edson Quinto); Júlio César Garces (Luciano Mineirinho), Maria das Graças Claudino da Silva (Paulinho do Raio-X). Reportagem e fotos: Ernesto Carboni

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *