Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas na Vila Ursulino
23 de agosto de 2019
CMVR homenageia artistas no Dia do Folclore
23 de agosto de 2019


Semana da Cidadania é marcada com várias atividades em Resende

Com o slogan “Educação Pública: eu valorizo”, campanha será lançada no próximo sábado, dia 24

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, promove a Semana da Cidadania com uma programação repleta de atividades, entre os dias 21 de agosto e 7 de setembro. O cronograma inclui desfiles cívicos envolvendo estudantes da rede pública municipal de ensino, palestras temáticas, além de concurso de desenho e redação, entre outras atividades.

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência também faz parte da agenda comemorativa. A abertura oficial da Semana da Cidadania acontecerá neste sábado, dia 24 de agosto, durante o Desfile Cívico do Bairro Paraíso. Na ocasião, será lançada a campanha “Educação Pública: eu valorizo”.

O Desfile Cívico da Cidadania, no Paraíso, que está inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município, será promovido na Rua Nossa Senhora de Fátima, com início às 9h. A concentração dos participantes será na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, situada na mesma rua. Além de alunos da E. M. Gov. Roberto Silveira, vão desfilar: estudantes das Escolas Municipais Educação Pré-escolar Bairro Alambari, Maria de Assis Barboza e Professor Oswaldo da Rocha Camões e das Creches Municipais Pedacinho do Céu e Favo de Mel; Fanfarras das Escolas Municipais Augusto de Carvalho e Júlio Verne; e o Pelotão das Bandeiras 26 Estados – Camões. Os integrantes dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer também vão desfilar. Estarão presentes os participantes do projeto Melhor Idade + Ativa, judô, futebol, futsal, jazz, yoga, treinamento funcional e do karatê, entre outros.

No dia 26 de agosto, será o lançamento do 2º Concurso de Desenho e Redação para o Ensino Fundamental nas categorias dos anos iniciais, anos finais e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os temas abordados serão: Valorização do Idoso, para os anos iniciais; e Prevenção ao uso de drogas (anos finais). No mesmo dia, terá uma aula passeio com alunos da rede municipal, no seguinte roteiro: Igreja Matriz; Ponte Velha; MAM (Museu de Arte Moderna; Praça do Centenário; e o Paço Municipal.

A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou a importância do exercício da cidadania, lembrando que as escolas têm um papel fundamental na formação do ser humano.

— Os profissionais da educação são responsáveis por impulsionar a aprendizagem dos alunos, oferecendo conhecimentos de diversas disciplinas de forma didática. Contudo, a escola ainda tem uma função importante no processo de transformação social, associando aos saberes valores morais e éticos. A formação de um sujeito deve ultrapassar o espaço escolar. O aluno deve ser estimulado a perceber o exercício pleno dos direitos e deveres como cidadão em uma sociedade democrática, incluindo a participação efetiva em todo o processo social de forma crítica e consciente. A metodologia utilizada durante a escolarização deve agregar conteúdo às estruturas cognitivas do estudante, independente da origem social, para também assimilar experiências, que reflitam em suas relações sociais. O ensino público deve estar atento às necessidades de seus alunos e buscar formá-los em um sentido mais amplo, estabelecendo um compromisso social com as novas gerações. Os alunos devem estar engajados em assuntos como meio ambiente, solidariedade e paz mundial, dentre outros – explicou.

A programação ainda conta com a “Caminhada da Paz”, no dia 5 de setembro. A concentração será em frente à USF (Unidade de Saúde da Família) Vicentina/Santo Amaro, na Rua Prefeito Clodomiro Maia, na Vicentina. Haverá envolvimento das unidades de ensino da região.

No dia 6 de setembro, terá desfile cívico no distrito de Engenheiro Passos. Em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, haverá desfile na Avenida Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco, às 9h, com a participação das instituições públicas de ensino de Resende.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Já as atividades da Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência são realizadas com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPC) e das Secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde. A abertura com homenagem ao cidadão promotor dos direitos das pessoas com deficiência será no Espaço Z, das 19h às 21h.

A principal atividade da programação será o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende (Seeir), que ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no Campo de Aviação. O seminário, que é gratuito com vagas limitadas, tem o tema “Políticas, práticas pedagógicas especializadas e acessibilidade ao currículo escolar”.

Também haverá exposição de trabalhos, oficinas e articulação com as famílias das pessoas com deficiências nas unidades especializadas e entidades, que são: Cedevir (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende); Cemear (Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende); Cedear (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Auditivos de Resende); Associação Pestalozzi; e Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, além do Programa Gente Eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *