Volta Redonda participa do Salão do Turismo no Rio de Janeiro
23 de agosto de 2019
Usuários da Saúde Mental participam de arraiá em Volta Redonda
23 de agosto de 2019


Volta Redonda investe em capacitação em tecnologia e inovação

Empresa norte-americana do ramo, que já firmou convênio com a Fevre, também vai capacitar professores da rede municipal

Um equipe da Prefeitura de Volta Redonda visitou nesta semana na capital paulista, a sede da Oracle – empresa norte-americana de tecnologia e informática. Estavam presentes o diretor-presidente da EPD-VR (Empresa de Processamentos de Dados de Volta Redonda), Matheus Moreira, o secretário municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Carlos Rosa, e o subsecretário municipal de Educação, Leandro Flores.

De acordo com o diretor-presidente da EPD, a visita teve dois objetivos. O primeiro foi firmar uma parceria com o programa Oracle Academy, da empresa norte-americana, que proporciona a capacitação de professores nas plataformas, produtos e soluções que a Oracle oferece. Segundo ele, essa capacitação no mercado comum tem um custo alto e envolve níveis de certificação.

“Ter profissionais especializados nessas soluções é caro e é raro. Queremos vir desde a base, reter profissionais em Volta Redonda com essa expertise na parte de tecnologia. A ideia é firmar essa parceria para capacitar professores da rede municipal, para que depois eles possam capacitar alunos a partir dos 10 anos. É um treinamento presencial, os técnicos virão a Volta Redonda, e tem também o ambiente virtual”, explicou Matheus, lembrando que a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) já firmou essa parceria.

O convênio a ser firmado é de até três anos. Inicialmente, o objetivo é aplicar esse treinamento para professores de cinco colégios da rede municipal e, dando certo, ampliar para o restante. A previsão é que a capacitação, que contempla 40 horas, comece até o fim do ano.

“O mercado de trabalho tem uma demanda muito grande por profissionais que dominam a tecnologia. Iniciar cedo é o caminho para o desenvolvimento de um profissional de sucesso. Por isso, nós da Secretaria Municipal de Educação temos introduzido nas crianças esse ambiente tecnológico através de aulas de informática e robótica educacional. Essa parceria com a Oracle Academy irá agregar muito para nossos professores que serão treinados por um gigante da informática e se tornarão multiplicadores do conhecimento para nossas crianças. O conteúdo irá contribuir na resolução de problemas complexos, desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, o raciocínio lógico e preparar nossos alunos para esse mundo de oportunidades que é o da tecnologia. Esseé o Governo Samuca Silva preocupado em todos os aspectos com a Educação do município”explicou o Subsecretário Municipal de Educação, Leandro Flores

Além da visita para tratar do convênio, a equipe da prefeitura aproveitou a ocasião para falar sobre inovação e conheceu a incubadora de startups da Oracle. “Conhecemos para replicar o modelo da Oracle na incubadora de startups que a EPD vai desenvolver”, explicou Matheus Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *