Programação do Desfile Cívico-Militar do 7 de Setembro está definida em Volta Redonda
26 de agosto de 2019
Carro pega fogo no bairro São Lucas
26 de agosto de 2019


Barra Mansa realiza mutirão do Programa Passe Livre

Benefício concede gratuidade no transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência

Equipes das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e da Saúde se reuniram na manhã deste sábado (24) para realizar um mutirão, com o objetivo de agilizar os atendimentos dos solicitantes cadastrados para o benefício do Passe Livre, programa que fornece gratuidade no transporte coletivo urbano às pessoas com deficiência.

Ao todo, 81 pacientes foram atendidos. São munícipes com deficiências física, auditiva, visual, intelectual, múltiplas ou com transtorno do espectro do Autismo. Na ocasião também foram analisados os casos dos acompanhantes dos beneficiados.

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com um médico, quatro psicólogas, quatro assistentes sociais, quatro estagiários e um supervisor.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, a Rutinha, a ação visa atender de prontidão esses usuários, oferecendo facilidade e conforto. “Sempre nos esforçamos ao máximo para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Barra Mansa. E esse mutirão está sendo realizado para dar mais conforto aos que necessitam desse benefício. Agradeço todo o carinho e o apoio que o prefeito Rodrigo Drable nos dá para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossos munícipes”, concluiu.

O responsável pelo Programa Passe Livre Municipal, Guilherme Gomes, informou que o mutirão é uma forma de facilitar a rotina destes usuários. “Nós oferecemos um atendimento humanizado e especial, para que o paciente se sinta a vontade”.

A coordenadora do Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Marina Monteiro, explicou que as equipes das secretarias se uniram para que as solicitações do benefício fossem atendidas o mais breve possível. “Nós estávamos com uma fila de espera de 300 pessoas para o laudo que permite esse benefício. Para hoje, agendamos 120 pacientes, com presença de 81 deles. Normalmente, são atendidos 5 pessoas por semana. Por isso, a Assistência Social viu a necessidade de ampliar esse atendimento em uma ação especial. Nós da Saúde aceitamos prontamente esse chamado e, juntos, fizemos o mutirão”.

O pintor de automóveis, Mauro de Souza Moraes, de 67 anos, veio ao mutirão com a esposa Cátia, para conseguir o benefício estendido ao acompanhante. “Eu tenho sequela de uma paralisia infantil. Nos últimos anos, eu tenho dificuldade para me locomover, tendo caído na rua algumas vezes, colocando minha vida em risco. Por isso, tenho que ter um acompanhante que é a minha esposa”.

O próximo mutirão acontece em setembro para atender a todos que estão na fila de espera. O Programa Passe Livre é uma ação prevista na lei municipal Nº 4564, de 14 de julho de 2016, e regulamentada pelo decreto Nº 8705, de 12 de dezembro de 2016.

Para ter o benefício, a pessoa com deficiência deve procurar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o original e cópia do Laudo Médico que ateste a deficiência e o grau de comprometimento da mesma, cópia da identidade ou certidão de nascimento, três fotos 3×4 recentes e comprovante de residência atualizado do beneficiado ou do responsável legal.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos fica na Rua Oscar da Silva Marins, nº 155, no Centro. Mais informações pelos telefones 3322-8098 e 3322-8436.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *