Volta Redonda será pólo de atendimento da Carreta Hans
27 de agosto de 2019
Volta Redonda abre cadastramento para requerer 50% de desconto no IPTU 2020
27 de agosto de 2019


Servidores de Volta Redonda recebem Curso de Segurança no Trabalho

Capacitação para funcionários de três secretarias é resultado de parceria entre a Escola de Governo e Gestão e Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração

Cerca de 80 servidores das secretarias de Infraestrutura, Transporte e Mobilidade Urbana e Guarda Municipal participaram na manhã desta terça-feira, dia 27, de um curso de capacitação em Segurança no Trabalho.  O curso, que teve duração de 4 horas, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e foi ministrado pelos técnicos de segurança,  Inimá Lima Júnior e Marcilene Rodrigues de Oliveira. Ambos são funcionários de carreira, efetivos do município.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, dos Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Renata Cândido, ressaltou o alcance da capacitação. “Estamos atendendo três secretarias divididas em duas turmas. A segunda turma será atendida na segunda quinzena de setembro. O objetivo do curso é valorizar a prevenção, mostrar aos servidores a importância de usar equipamentos de segurança para reduzir as chances de acidentes no trabalho. Como na iniciativa privada e nos serviços públicos, muitas vezes a pessoa tem o equipamento, mas têm resistência em usá-lo. É preciso vencer essa resistência para evitar os acidentes com uma cultura de prevenção”, destacou Renata.

A diretora da área de Recursos Humanos acrescentou que todos os servidores que trabalham em obras e infraestrutura serão qualificados com o curso, conforme a iniciativa do setor de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria Municipal de Administração, nesta parceria consolidada com a Escola de Governo. ”O uso de um capacete, de luvas, por exemplo, podem evitar danos maiores em casos de acidentes. Temos que conscientizar os servidores de campo, de obras, de serviços de eletricidade desta importância de usar os equipamentos no dia a dia”, enfatizou.

Para Apoenã Pena, encarregado da equipe de asfalto da Secretaria de Infraestrutura, a palestra foi muito significante para o trabalho que realizam diariamente. “Com essa palestra, conseguimos passar noções básicas de prevenção de acidentes. Realizamos nosso trabalho na rua e ficamos expostos à várias situações”, frisa o servidor.

Ele acrescentou que “o curso não fala apenas sobre segurança em si, mas dos equipamentos que são oferecidos e a importância deles na proteção, porque muitos sabem dos perigos, mas não sabem como utilizar os equipamentos”, concluiu. Todos os funcionários da prefeitura, capacitados, serão diplomados pela Escola de Governo e Gestão e SMA.

O prefeito Samuca Silva disse que a atenção com a saúde do trabalhador da prefeitura, para que saia de casa e volte com segurança, faz parte a rotina de uso dos equipamentos.

“Quando criamos a Escola de Gestão de Governo foi pensando no trabalho em conjunto com as demais secretarias, visando qualificar a maioria dos servidores, principalmente os que trabalham em campo nas obras e serviços públicos oferecidos à população. Zelar pela qualidade dos serviços oferecidos é também cuidar da saúde dos servidores, porque queremos índices zero de acidentes no trabalho com a garantia de uso dos equipamentos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *