Motorista fica ferido ao bater em um poste em Porto Real
3 de setembro de 2019
Laboratório de VR registrou mais de 70 mil atendimentos em 2019
3 de setembro de 2019


Portal de Serviços de VR ultrapassa os 30 mil acessos

O Portal de Serviços da Prefeitura de Volta Redonda, lançado no último dia 04 de julho, somou quase 32,5 mil acessos em dois meses. A plataforma, inserida no site oficial da prefeitura: www.voltaredonda.rj.gov.br, oferece pesquisa facilitada. O cidadão conta com 633 serviços disponíveis para consulta, com informações como documentos necessários, local e horário de atendimento. O objetivo é agilizar a prestação de serviço à população.

A criação da carta de serviços atende aos decretos municipais 15.131/2018, que institui boas práticas e padrões de qualidade no atendimento ao usuário de serviços públicos; e 15.155/2018, que prevê a elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão. Com essas medidas, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se antecipou à Lei Federal 13.460/2017, que defende os usuários do serviço público, e passou a valer para os municípios em 2019.

O Portal de Serviços faz parte de uma série de ações implantadas por essa gestão para melhorar a qualidade do serviço prestado e aumentar o diálogo com a população. Volta Redonda foi pioneira no Estado do Rio em adotar, desde 2018, o Modelo de Excelência e Gestão, preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade, que prevê a adoção de práticas com a finalidade de elevar os padrões de desempenho no serviço público.

“Criamos o aplicativo FiscalizaVR, um canal direto e interativo com a população; ampliamos o atendimento na Ouvidoria Geral; instalamos o Painel da Transparência e melhoramos o acesso ao Portal da Transparência; implantamos a Escola de Governo para capacitar os funcionários; e estamos preparando a Consulta Pública Digital, em fase de teste. Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço ofertado à população”, enumerou o prefeito Samuca.

O diretor de Modernização e Inovação da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Igor Alves de Sá e Souza, informou que o Portal de Serviços ajuda a desburocratizar o atendimento ao usuário. “Acessando a plataforma, o cidadão consegue saber, de casa, o local, o horário de atendimento e os documentos que deve apresentar. Além disso, formulários e guias estão disponíveis para impressão. Assim, o usuário chega para solicitar o serviço com tudo na mão”, falou, acrescentando que o Portal de Serviços também dá respaldo ao funcionário público.

Ele explicou ainda que a ordem de apresentação dos serviços para pesquisa varia de acordo com a procura. O mais acessado aparece primeiro, assim sucessivamente até o décimo colocado. Hoje, o campeão é o ícone que permite gerar Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (BRAT), com 1.434 acessos; em segundo fica o fornecimento de caçambas estacionárias, com 1.400 acessos; e em terceiro está emissão de Certidão Negativa de Débito de Imóvel, com 952 acessos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *