Volta Redonda vai promover 1º festival de arrancada e manobras
5 de setembro de 2019
Unidos por amor a Volta Redonda, diz Samuca Silva ao anunciar mudanças no governo
5 de setembro de 2019


Roda Hans capacita profissionais para diagnóstico precoce na Hanseníase em Volta Redonda

ALFREDO PEIXOTO - SECRETÁRIO DE SAÚDE VR

Município será pólo de atendimento da Carreta Hans e base para cidades de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores e Valença

Nos dias 23 e 24, Volta Redonda será pólo regional de atendimento e capacitação no combate à hanseníase. O “Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde”, do Ministério da Saúde, que conta com o apoio do Governo do Estado, acontecerá na Praça Brasil, das 8h às 17h, com toda estrutura focada para a conscientização sobre a importância da identificação precoce de hanseníase. Volta Redonda sediará a ação, sendo pólo para os municípios vizinhos de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores e Valença.

O prefeito Samuca Silva ressaltou que o projeto “Roda – Hans” é uma iniciativa que busca não apenas diagnosticar novos casos da doença, mas também conscientizar a população das cidades por onde passa. “Estamos engajados em contribuir com o Ministério da Saúde nesse processo de prevenção da hanseníase. Além disso, vamos melhorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde e descentralizar o atendimento”, explicou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explicou que o projeto é importante, pois prepara os profissionais para realizar o diagnóstico precoce da doença. ”É nesse momento que iremos aplicar os conceitos teóricos, orientando os profissionais de saúde e realizando diagnósticos” disse o secretário.

O objetivo é de capacitar os profissionais para realizar o diagnóstico precoce da hanseníase, além de informar a população sobre os aspectos clínicos de reabilitação e sociais da doença. A capacitação teórica sobre a hanseníase, que foi realizada em junho, reuniu 17 profissionais de saúde de Volta Redonda, além de outros do Médio Paraíba, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, técnico de laboratório e dentista. Na ocasião, eles puderam esclarecer o manejo clínico da doença. Já nos dia 23 e 24, quando a Carreta Hans estiver no município, os profissionais terão as aulas práticas, com o atendimento dos pacientes.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, essa ação é de fundamental. “Nesse momento é extremamente importante a captação precoce dos casos de Hanseníase, a fim de diagnosticar e tratar a hanseníase evitando as complicações graves da doença. Além disso, os profissionais de saúde serão atualizados e poderão fazer o diagnóstico nas unidades de saúde de toda cidade”, disse a coordenadora.

O Roda Hans é uma unidade itinerante com cinco consultórios e um laboratório para realização da baciloscopia (exame que detecta a hanseníase), além de biopsia. O projeto inclui também um treinamento prático com profissionais da rede municipal de saúde. Novos casos diagnosticados iniciam o tratamento imediatamente, e são direcionados para acompanhamento nas unidades de saúde do município de residência.

A hanseníase é transmitida pela via respiratória e o tratamento, que varia de 6 a 12 meses, é feito através de medicamentos específicos para a doença. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Média Complexidade do município de Volta Redonda, Flavia Lipke, atualmente em Volta Redonda existem 12 pacientes em tratamento de hanseníase. Segundo ela, a doença está ativa, pois do total de casos existentes, dez são do tipo multibacilar, que é a forma contagiosa da doença, sendo os outros dois sem qualquer risco de transmissão, tipo paucibacilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *