Profissionais da Prefeitura de VR participam de capacitação permanente
10 de setembro de 2019
Prefeitura constrói pátio de recreação coberto na Escola Municipal Algodão Doce
10 de setembro de 2019


BM intensifica programa de descarte dos resíduos nas escolas municipais

Cinco unidades escolares já estão inseridas no projeto; a previsão é que outras dez recebam a bombona essa semana

Desde o início do segundo semestre de 2019, as escolas municipais de Barra Mansa estão participando do programa de Bonificação e Prêmios, que visa o combate ao descarte incorreto do óleo vegetal usado. As unidades que atingirem as maiores pontuações serão beneficiadas com recompensas que vão de material de escritório até eletrônicos. Cinco escolas já estão inseridas na atividade. Outro objetivo da ação é garantir a conscientização dos estudantes, mostrando que o óleo de cozinha, se descartado de forma incorreta, trará sérios prejuízos ao meio ambiente.

As escolas Eulália Gouveia (Vila Independência), Antônio Pereira Bruno (Goiabal), Prefeito Luiz Amaral (Santa Clara), Clécio Penedo (Nova Esperança) e Argemiro de Paula Coutinho (São Luiz) já são participantes da atividade, outras dez já assinaram o termo de parceria e terão o projeto inserido nesta ainda nesta semana.

O óleo vegetal está sendo recolhidos através de bombonas personalizadas, que servirão de postos de coleta para os moradores. As escolas serão pontuadas por litro arrecadado, podendo acumular e trocar por prêmios e materiais para serem usados na unidade de ensino. São materiais didáticos, escolares, de escritório, de limpeza, de cozinha, esportivos e eletroeletrônicos. O programa é realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e pela Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat).

-Sempre frisamos que o nosso trabalho é focado na educação ambiental. O óleo faz mal para nós e para o meio ambiente, então a melhor coisa é descartar de forma consciente e a escola acaba se tornando um ponto onde as pessoas poderão deixar esse material. Além disso, também contamos com as ações da Coleta Seletiva e com o caminhão que recolhe o óleo nos bairros. No final, todos ganham e o meio ambiente é o maior beneficiado, pontuou Sérgio Antonio da Silva, Gerente de Destinação Final de Resíduos, responsável pelo Programa de Coleta Seletiva.

Após coletado, o óleo passará por uma triagem na Coopcat, onde será retirada todas as impurezas. Posteriormente, essas sobras serão descartadas na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e o material limpo vai para uma empresa de reciclagem no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *