Rosana Bergone é homenageada por projetos esportivos na Califórnia
11 de setembro de 2019
Prefeitura de Barra Mansa esclarece óbito de jovem no Hospital da Mulher
11 de setembro de 2019


ACI firma parceria com o projeto social Educasol

ACI firma parceria com o projeto social Educasol

A Agência de Comunicação Integrada do UniFOA recebeu essa semana a professora Marinez Rodrigues, idealizadora do projeto social Educasol, na quarta-feira, 4, para acertar detalhes da parceria firmada. Os estagiários da ACI serão responsáveis pela divulgação e cobertura das iniciativas do projeto, assim como administração de redes, produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

O Educasol promove a arrecadação de material escolar usado, consistindo em uma prática colaborativa, educativa e sustentável. Marinez relatou que a iniciativa surgiu de uma reflexão proposta por sua filha, de apenas 12 anos, sobre a compra supérflua de material escolar. E desde então, o projeto só ganha forças e aliados.

Atualmente as ações do Educasol são realizadas com a ajuda de voluntários e a arrecadação ocorre em pontos de coleta pela cidade: UniFOA (Aterrado e Três Poços), IFRJ, Agência Red Rose, Todos com Felipe, Apadefi e UFF. Todas as doações são levadas para a casa da líder, onde o material é avaliado, separado e organizado.

Segundo Marinez, o que está em bom estado é utilizado para elaboração de kits com caderno, lápis, borracha, caneta, entre outros itens que são doados para crianças carentes. “Já foram entregues mais de 1000 kits em dois anos de projeto”. Já o material que não está em bom estado, o produto é enviado para reciclagem, onde passa por um processo para desenvolvimento de outros materiais.

Durante a reunião, Marinez falou com entusiasmo sobre a futura sede do projeto: um container estilizado e decorado, assinado por um escritório de arquitetura de Volta Redonda, também em parceria, sob olhares de conscientização ambiental. O ponto será instalado na praça da Prefeitura de Volta Redonda, uma cessão do governo. Com previsão de conclusão e inauguração para outubro, a nova sede será uma vitrine para o projeto. “No local ficarão dispostos coletores e serão realizadas intervenções, palestras, oficinas, entre outras atividades”, se animou.

O grupo tem outras parcerias com o objetivo de dar novos significados e propósitos ao material descartado, a exemplo do que está sendo feito com a união ao curso de Engenharia da UFF, que realiza a criação de próteses para deficientes com o material descartado.

Fernanda Paiva – 4º ano Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *