Prefeitura realiza plantio em escolas e praças para comemorar Dia da Árvore
13 de setembro de 2019
PRF apreende mercadorias sem nota fiscal, na Dutra, em Itatiaia
14 de setembro de 2019


11ª Edição da Campanha de Preventivos 2019 será neste sábado

Nesta fase, 12 postos de saúde estarão em funcionamento de 8h às 16h, para o atendimento feminino

Será realizada neste sábado, dia 14, a 11ª edição da Campanha de Preventivos 2019 contra o Câncer de Colo de Útero e de Mama. O mutirão, promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrerá entre 8h e 16h, em 12 postos de saúde do município. A mobilização é viabilizada com a finalidade de ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, oferecendo a oportunidade de atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames periódicos no decorrer da semana.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, nas dez etapas anteriores em 2019, foram contabilizados 2.413 exames preventivos. Ele lembrou que o público-alvo da campanha são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que têm vida sexual mais ativa.

— As mulheres devem estar em dia com seus exames ginecológicos. O papanicolau é um procedimento feminino com base em análise citopatológica, que pode diagnosticar precocemente o câncer de colo do útero, entre outras doenças. O exame físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte da programação. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, depois de rastreamento. Vale acrescentar que, se houver indicação médica, a mamografia é feita em qualquer idade. O câncer de mama está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. A descoberta precoce desta doença aumenta a chance de cura – frisou.

A previsão é de que os mutirões ocorram de 15 em 15 dias. Neste sábado, a campanha será nas seguintes unidades: Posto Resende (Rua Doutor João Maia, Centro); Policlínica do Manejo (Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes); Clínica da Família (Rua Carlos Monteiro, Morada da Montanha); e USFs (Unidades de Saúde da Família) Cidade Alegria (Rua das Violetas), Nova Alegria (Rua Dois), Jardim Primavera (Rua dos Pintassilgos, Jardim Primavera III), Vicentina/Santo Amaro (Rua Prefeito Clodomiro Maia), Morro do Cruzeiro/Castelo Branco (Rua Santa Rosa), Itapuca (Rua Euzébio Manoel da Glória), Baixada da Olaria (Rua do Canal), Cabral/Alambari (Estrada da Vargem Grande); e Barra II (Rua Anna Almeida de Souza).

Os exames são realizados no ato do comparecimento. Para a interessada ser beneficiada nesta campanha, basta residir em Resende e ter em mãos a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município.

CARTÃO DE VACINA INFANTIL EM DIA

No sábado, paralelamente ao mutirão de preventivos, algumas unidades de saúde vão disponibilizar o serviço de imunização para colocar em dia a caderneta de vacina infantil. Os postos disponíveis para a vacinação serão: Policlínica do Manejo; Clínica da Família; e as USFs Cidade Alegria, Jardim Primavera e Itapuca. Para usufruir do serviço, é fundamental a apresentação dos cartões de vacina e do SUS da criança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *