Volta Redonda investiu cerca de R$ 3,7 milhões através do Furban em 2019
14 de setembro de 2019
Homem é assassinado no bairro São Luiz, em BM
14 de setembro de 2019


Cais Aterrado promove ação alusiva ao Setembro Amarelo

Familiares, pacientes da saúde mental do Cais Aterrado, profissionais do setor e convidados participaram nesta sexta-feira, dia 13, de uma palestra com o tema ‘Cuidando de Quem Cuida’, que foi ministrada pelo psicólogo e coordenador municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Ricardo Vinicius Cunha.

“Realizamos hoje mais uma parceria CMPD com a secretaria de Saúde. Estamos no mês de prevenção ao suicídio e viemos aqui falar sobre o valor da vida. Se a gente não se cuida, quem vai cuidar da gente? Ações como essa são muito importantes”, disse o coordenador.

De acordo com a coordenadora Administrativa do Cais Aterrado, Raphaela Lavinas Dalboni, a iniciativa faz parte das ações da secretaria municipal de Saúde em alusão ao Setembro Amarelo. “Nosso objetivo é de conscientizar os funcionários e usuários sobre a prevenção ao suicídio, uma vez que somos uma unidade de referência em psiquiatria. É muito importante falar sobre as questões que podem levar as pessoas a cometerem suicídio, como as drogas”, disse a coordenadora.

Claudia Moraes, 47 anos, moradora do bairro Belmonte, que está recebendo apoio do setor da Saúde Mental onde seu filho esteve internado também participou da palestra. “Fui convidada a participar dessa palestra e era uma oportunidade imperdível. Aprendi que muitas vezes nós é que temos que mudar, e não o outro. Não nascemos com um manual de ser bons filhos ou pais. Precisamos ouvir o outroe reavaliar atitudes para ajudar os nossos filhos”, disse Claudia.

O secretario municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca a importância das ações na promoção do amplo debate do tema junto à população. “Essa iniciativa é muito importante, tanto para a nossa equipe de saúde mental quanto para os familiares e usuários do setor. É um assunto delicado, mas que precisa ser discutido. Precisamos atuar na prevenção do suicídio, que muitas vezes ainda é tratado como tabu pela sociedade”, pontuou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *