COHAB-VR alerta para prazo de renegociação da casa própria
17 de setembro de 2019
Volta Redonda reunirá Melhor Idade da Festa da Roça
17 de setembro de 2019


Volta Redonda zera fila de espera por exames de mamografia

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo cada vez mais na área de saúde. E, diante disso, a cidade vem diminuindo a fila de espera para exames. Isso por conta da modernização e reforma do Centro de Imagem Gecy Vieira, localizado no Estádio Raulino de Oliveira, que funcionava de forma limitada com um mamógrafo e tomógrafo quebrados.

Com investimentos no Centro de Imagem, a fila de espera da mamografia que tinha mais de oito mil pacientes em 2017 está praticamente zerada. Até meados de agosto, apenas 99 pessoas foram encaminhas e inseridas no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (Sisreg) para fazer o exame de mamografia e já estão agendadas para o mês de setembro. O resultado é que o número de mortes, causados pelo de câncer de mama, caiu pela metade.

A coordenadora de Divisão de Médica Complexidade explica que atualmente não existe mais demanda reprimida. “O que existe são as demandas, ou seja, apenas as mamografias solicitadas durante o mês”, disse Flávia Lipke.

Já os exames de ultrassonografia estão com o período de espera reduzido. Em 2017 a fila de espera era de 8653 pacientes. Até meados de agosto, esse número foi reduzido para 90 pacientes, de acordo como Sisreg. O responsável por essa queda brusca foram os investimentos realizados pela administração municipal, através da secretaria municipal de saúde. Entre eles está à aquisição de um aparelho de ultrassom capaz de aumentar a oferta para mais 500 exames.

Para o Raio X estão sendo ofertadas mais 2.592 vagas graças à aquisição de um aparelho digitalizador de última geração, adquirido no final de 2018, capaz de fazer mais exames em menos tempo e que tem uma melhor resolução e qualidade. Em 2017, a demanda de exames de Raio X era de mais de 11 mil pacientes, com mais de 30 mil procedimentos a serem realizados.  Atualmente são cerca de 3800 pacientes e 7 mil procedimentos.

O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembra da importância da mulher cuidar da sua saúde. “Mulheres entre 50 e 69 devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência para fazer rastreamento para prevenção do câncer de mama e do colo do útero (mulheres entre 25 a 64 anos), como preconiza o Ministério da Saúde. Aproveite que no próximo mês estaremos promovendo o Outubro Rosa, que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, para realizar o seu exame”, disse o secretário.

O prefeito Samuca Silva destaca que somente no ano passado foram investidos R$ 230 milhões na saúde e que o município foi reconhecido pela Federação Nacional dos Prefeitos como a terceira cidade que mais investiu em saúde no Sudeste do País, superando outras cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

“A Constituição Federal, através da Lei Complementar 141, preconiza que o investimento em saúde nos municípios deve ser de 15%. Em Volta Redonda investimos 37% em 2018. Estamos promovendo um melhor acesso ao diagnóstico em tempo oportuno, reduzindo os índices de mortalidade na população feminina em Volta Redonda”, disse o prefeito.

Samuca Silva ressalta que é preciso diminuir o índice de faltas de consulta no município, que é de 31%. “Podemos marcar os exames com mais rapidez se cada um tiver a consciência de não faltar no dia do seu exame. Ligue, avise que não poderá comparecer. Dê oportunidade para outra pessoa que também está precisando, de fazer o seu exame”, apelou o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *