Barra Mansa realiza abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito
18 de setembro de 2019
Saae de Barra Mansa promove melhorias no bairro Vista Alegre
18 de setembro de 2019


Associação de moradores de BM entra no MP para pedir obras de infraestrutura

– Presidente do bairro São Sebastião deu entrada no documento na tarde de terça-feira, dia 17;

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Sebastião de Barra Mansa, José Raimundo Mendes, apresentou denúncia no Ministério Público para exigir da Prefeitura de Barra Mansa que realize obras de prevenção, infraestrutura e saneamento na localidade. A entrada do documento no órgão público foi feita na tarde desta terça-feira, dia 17. Segundo ele, já foram feitas várias tentativas junto ao poder público municipal para que a comunidade recebesse os benefícios, mas nada está sendo feito pela administração municipal.

“Há mais de 10 anos nossa comunidade sofre com assoreamento dos morros provocado por chuva e neste período nenhuma ação foi promovida para diminuir os danos e até mesmo preveni-los. Outros moradores confirmam que os problemas já ocorrem há mais de 35 anos, e nunca houve qualquer ação saneadora ou preventiva”, disse o líder comunitário.

Ainda segundo José Raimundo, a situação se agravou com as chuvas de março e abril deste ano. “Hoje há riscos de ruas serem destruída pela erosão e de contaminação do Córrego Secades, o que vai interromper o fluxo de água de mais de 100 mil habitantes, gerando riscos e danos incalculáveis”, disse Mendes, lembrando que o bairro está próximo à rodovia federal BR 393.

“Na chuva de 07 de abril de 2019, 34 residências foram afetadas e não tivemos qualquer apoio”, disse ele, que anexou, ao documento entregue ao MP, um relatório das famílias e moradias prejudicadas. “Realizamos uma audiência pública na Câmara Municipal para debater e alertar as autoridades e visitamos gabinetes de deputados estaduais e federais, mas nada surtiu efeito. Apenas alguns vereadores estiveram na Audiência. O prefeito anuncia obras na cidade, mas não contempla e esquece as nossas necessidades, que são urgentes”, reclamou o presidente.

Ele lembra que no caso da interdição das casas, a Defesa Civil e a Sub Prefeitura da região orientaram moradores para entenderem entre si, pois uma casa colocava risco a outra. “Falaram que neste caso, a responsabilidade era dos moradores e não da prefeitura. Ficamos desorientados”, ressaltou ele, frisando que os moradores não estão inscritos no aluguel social, conforme lei municipal e decreto estadual. “Denunciamos que, em bairros onde o governo não sofreu críticas em sua ação, o benefício do auxílio recomeçou e o aluguel social saiu rapidamente. Em nosso bairro, a cada ida dos moradores à prefeitura eles dão alguma desculpa ou colocam obstáculo burocrático”, afirmou Mendes.

Ainda na defesa apresentada ao Ministério Público, o presidente da Associação de Moradores acrescentou uma lista de obras da prefeitura que estão beneficiando outras regiões do município. “Faz obras em vários pontos da cidade e nos deixam abandonados. Com este documento, esperamos manifestação do Ministério Público e queremos nossos direitos”, concluiu Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *