Samuca Silva recebe representantes da K-infra buscando melhorias para mobilidade urbana
18 de setembro de 2019
Barra Mansa realiza abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito
18 de setembro de 2019


Prefeitura realiza ação de combate a roedores no bairro Saudade

Operação conta com vistoria dos quintais das residências, conscientização dos moradores acerca do acondicionamento correto do lixo e identificação da toca desses animais

Atendendo a solicitação dos moradores da Rua Elza Maria de Amorim, no bairro Saudade, em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Zoonoses, está intensificando o combate a roedores. Três equipes do órgão, composta por 15 agentes, realizam a vistoria das residências, a conscientização dos moradores acerca do acondicionamento correto do lixo e identificam a toca desses animais.

O coordenador do órgão, Antônio Marcos Rodrigues, detalha os procedimentos. “Nos quintais das residências verificamos as condições de higiene, observando se há restos de alimentos ou rações, fezes de cachorro e gato ou outro tipo de material orgânico que funciona como atrativo para os ratos. Quando identificadas as tocas, os agentes fazem a colocação de raticidas, de forma adequada, para não oferecer riscos à saúde humana, principalmente crianças, ou para animais. Trabalhamos com dois tipos de raticidas, um para ambiente seco, que é colocado nas tocas, e outro para ambientes úmidos, como bueiros”, detalhou.

Antônio Marcos disse que os moradores da Rua Elza Amorim foram orientados acerca do lixo na via pública. “Fizemos a desratização dessa área no dia 11 de julho. Retornamos hoje, mas precisamos da colaboração dos moradores para a manutenção do serviço. Basicamente, solicitamos que somente coloquem o lixo para fora de suas casas nos dias e horários da coleta. Isso evita que restos de material orgânico se acumulem nas lixeiras instaladas nesta via e continue atraindo os ratos”, ressaltou o coordenador, lembrando que a operação de combate aos ratos será estendida a todo o bairro no decorrer dessa semana.

Os raticidas, ainda de acordo com Antônio Marcos, são compostos químicos altamente tóxicos não só a ratos, mas também para seres humanos e animais domésticos, caso não sejam administrados respeitando procedimentos de segurança. Os raticidas são classificados em agudos e crônicos.

Os agudos, como o arsênio, a estricnina, o sulfato de tálio, mais conhecido como ‘chumbinho’ causam a morte do roedor em até 24 horas após a ingestão. Eles foram proibidos no Brasil, pois são altamente tóxicos, não são específicos e muitos não têm antídoto (substância que impede ou neutraliza a ação do veneno).

Já os raticidas crônicos têm efeito contrário, isto é, levam o roedor à morte em alguns dias após a ingestão, são largamente utilizados em todo o mundo por serem seguros e por existir antídoto (vitamina K injetável).

LEPTOSPIROSE – Os agentes alertam que os ratos são transmissores da leptospirose, doença que pode levar a morte. A doença é transmitida pela urina do rato e a contaminação se dá, geralmente, pela ingestão ou contato da pele com água contaminada. Os sintomas são febre e dor muscular, principalmente na batata da perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *