Barra Mansa realiza abertura oficial do JEBAM 2019
20 de setembro de 2019
Resende disponibiliza canais de orientação e serviços de urgência e emergência
Corrida Solidária acontece no próximo no domingo em Resende
20 de setembro de 2019


Alunas de ginástica do Roma relatam mudanças de vida após prática de exercícios

– Atividade faz parte do Programa Esportivo Federal “Esporte e Cidadania para Todos”, intermediado para a região pela vereadora Rosana Bergone;

As atividades físicas podem transformar a vida das pessoas e aumentar a autoestima. Isso é sabido por todos e comprovado por alunos e alunas do Programa Federal Esporte e Cidadania para Todos, do bairro Roma. Os participantes estão inscritos na atividade de ginástica há quase três anos e confirmam estas transformações na vida e as melhorias no dia a dia. As aulas gratuitas são promovidas duas vezes por semana, terças e quintas, no Complexo Esportivo e de Lazer Público da Rua Baobá, no centro do bairro.
As superações e as motivações para as aulas são declaradas pelos participantes. A aposentada Ana Maria de Jesus, 68 anos, é uma das alunas e conta que não perde as aulas, por nenhum motivo. “A ginástica para mim é tudo. Tempo bom ou chuvoso estou aqui”, falou ela, que só parou as atividades, por ter apresentado um quadro de labirintite, há alguns meses. “Agora estou recuperada e bola pra frente”, disse ela.
A artesã Elena Correia Machado, 59 anos, chegou para fazer a ginástica toda envergonhada há quase três anos, mas hoje tem a autoestima em alta. “Cheguei sem jeito e nem me mexia bem, pois tinha 83 quilos. Hoje peso 68 quilos e tenho muita disposição. Nem conseguia abaixar para amarrar o meu tênis”, lembra ela. “Hoje cuido do meu corpo e do meu visual. Estou muito feliz”, declarou.
Assim como Elena, Maria Alice da Silva também conseguiu emagrecer com a ginástica. “Participando eu emagreci muito e hoje sou muito ativa. Me exercito e me divirto, pois a turma é muito boa”, disse Maria Alice, que aproveita para elogiar o trabalho do professor Getúlio. “Ele é um ótimo professor e um grande amigo. Ele tem grande participação nos meus resultados”, disse.

As aulas de ginástica funcional e recreativa atendem a todos os moradores dos bairros que compreendem o Complexo Roma, segundo explica o professor Getúlio Mariano. “São aulas que buscam aumentar a autoestima dos alunos e tem o propósito de socializar o participante. Fico muito feliz em ver que nosso trabalho dá resultados”, disse, informando que o projeto está aberto para novos participantes. “É só vir para cá e participar. As vagas estão abertas”, avisou Getúlio.
Estes e muitos outros depoimentos foram relatados à vereadora Rosana Bergone, responsável por intermediar este e outros três programas esportivos federais para a cidade e região. Ela participou na manhã desta quinta-feira, dia 19, de um café da manhã com as alunas. “Fico muito feliz em ver a empolgação de todos, pois todas vêm para cá com prazer e buscando algo mais. Aqui se fortalece a amizade e ganha saúde. Isso pra mim não tem preço e vejo que tudo vale a pena. E, mais ainda, porque acertamos na contratação do professor, que é a peça chave em um projeto social. Parabéns a todos e obrigada pela recepção”, disse Rosana.
Após o café da manhã, a coordenação do programa entregou novos uniformes para os participantes e materiais para uso nas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *