Município entrega obras de revitalização da USF do Novo Horizonte
20 de setembro de 2019
Sargento leva tiro no olho e suspeito morre em confronto com a Polícia Militar
20 de setembro de 2019


GMQ: “Dossiê reforça importância do respeito às normas de segurança no trânsito”

Agentes da corporação participam de seminário sobre educação no sistema viário

No ano passado, os acidentes de trânsito ocorridos em todo o estado do Rio de Janeiro causaram a morte de 1.957 pessoas, o que equivale a seis óbitos registrados diariamente no território fluminense. Já o número de feridos em decorrência de acidentes no sistema viário do estado em 2018 chegou a 27.520 (média de 75 pessoas lesionadas por dia no mesmo período).

O maior percentual de mortes no trânsito foi causado pelos atropelamentos: 35,2 por cento das ocorrências. Os óbitos provenientes de acidentes nas ruas, avenidas e rodovias, alcançaram o índice de 9,5 por cento das mortes, ou seja, um percentual maior que as mortes naturais e as causadas por razões externas, entre elas, as armas de fogo, dentro do estado do Rio de Janeiro.

Para o comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista, que participou nesta semana, em Porto Real, do Seminário de Educação, Sinalização e Processo Administrativo do Código de Trânsito Brasileiro, “os dados do Dossiê Trânsito 2019 mostram a importância das campanhas educativas pela redução do número de acidentes nas vias públicas”.

Editada pelo DETRAN (Departamento estadual de Trânsito), a divulgação do “Dossiê Trânsito 2019” ocorreu ontem, quarta-feira, durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro). O dossiê detalha todas as informações relacionadas aos acidentes verificados em todo o estado do Rio de Janeiro de janeiro a dezembro de 2018.

– Quatis ficou no grupo das cidades que não registraram ou registraram o menor índice de acidentes para cada grupo de cem mil habitantes. As ações educativas de prevenção promovidas pela Guarda Municipal de Quatis certamente têm contribuído para a não ocorrência de acidentes, motivo pelo qual vamos reforçar cada vez mais estas campanhas educativas – declarou o comandante João Eurico.

De acordo com o DETRAN-RJ, o maior número de acidentes com vítimas fatais em todo o estado do Rio de Janeiro, no ano passado, aconteceu no domingo (19,2 por cento das ocorrências), seguido pelos seguintes dias da semana: sábado (18,5 por cento); segunda-feira (13, por cento); sexta-feira (13,9 por cento); quinta-feira (12,05 por cento); 11,5 por cento (terça-feira) e 11,1 por cento (quarta-feira).

No que diz respeito aos horários em que estes acidentes ocorreram, grande parte deles foi registrada de 18 às 24 horas (32,2 por cento dos casos). Nos outros períodos, os acidentes aconteceram de seis horas ao meio-dia (25,4 por cento); 12 às 18 horas (21,5 por cento); meia-noite às seis da manhã (20,7 por cento), sendo que o percentual de 0,1 por cento dos acidentes registrados não tiveram o horário informado.

Segundo ainda o “Dossiê Trânsito 2019”, cerca de 4,8 milhões de infrações foram anotadas, em todo o estado do Rio de Janeiro, ao longo do ano passado. Os carros ficaram em primeiro lugar no ranking de infrações por tipo de veículo, chegando a 67,8 por cento das penalidades. Excesso de velocidade (50,3 por cento); estacionamento irregular (12,5 por cento); direção perigosa (7,8 por cento) e avanço do sinal vermelho (6,7 por cento) estiveram entre as infrações mais cometidas pelos condutores em 2018.

A Prefeitura de Quatis foi representada também no Seminário de Educação, Sinalização e Processo Administrativo do Código de Trânsito Brasileiro, realizado nesta semana, na cidade de Porto Real, pelo  secretário municipal de Governo, Adriano Palma Veras; por 11 guardas municipais; agentes do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), e por representantes da JARI (Junta Administrativa de Recursos Infracionais). O seminário foi promovido conjuntamente pela Prefeitura de Porto Real e o CETRAN (Conselho estadual de Trânsito), cujo presidente, Antônio Damasceno, também participou do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *