Vice-prefeita Fátima Lima recebe professora que retornou do intercâmbio no Canadá
24 de setembro de 2019
PRF flagra condutor com CNH suspensa na Dutra
24 de setembro de 2019


Um pouco do mundo pelo olhar de Adriano Gannam

O Sider Shopping abre as portas para uma exposição inusitada. Com olhar criativo o médico psiquiatra Adriano Gannam saiu pelo mundo afora em busca de experiências, muito mais do que viagens com destinos comuns, estava em busca de descobrir mais sobre o comportamento humano, sobre novas culturas, e por que não, novas paisagens?

O médico fugiu dos tradicionais roteiros turísticos e começou a viajar por países e lugares cada vez menos procurados por turistas, e foi ficando fascinado por destinos assim. Ele se apaixonou pela fotografia documental, aquela que trabalha no registro artístico ou cultural de um momento, com seu olhar atencioso e comprometido, cada foto conta uma história. Ele passou por diferentes lugares da África como: Namíbia; Togo, onde participou de um Mercado dos Feiticeiros; Benim, onde vivenciou um Festival de Vodu; Madagascar e Etiópia. Passou também por outros lugares como Papua – Nova Guiné e Ladakh na Índia. Em cada lugar ele percebe como o ser humano é tão diverso e como a cultura influência na vida de cada um, participando dos festivais e rituais da religiosidade popular de toda a região. “Procuro me despir de qualquer preconceito e isso expande minha mente abrindo a minha cabeça para entender melhor a mente humana e suas influências e culturas”.

Hoje, o médico e fotógrafo mergulha de corpo e alma, em sua paixão e verdadeira vocação, conhecer e tentar se aprofundar nas histórias de vida de cada um, seja quem for. Entre suas viagens, e entre uma foto e outra, ele vai conhecendo as culturas e histórias pessoais de cada ser humano, vivendo situações inusitadas. “O trabalho infantil em Madagascar é algo muito natural, as crianças carregando pedras na cabeça e sorrindo, é algo que me chocou, elas não terem referência de uma vida melhor. Vi uma criança de mais ou menos 3 anos imitando as mais velhas, colocando a pedra na cabeça e sorrindo sem perspectiva nenhuma de nada. São pessoas puras, por incrível que pareça, a tecnologia ainda não chegou por lá.

Os aborígenes por exemplo, me chamam muita atenção pela pureza e a agressividade primitiva. Sinto como se fossem uma joia bruta que não foi lapidada. A cultura aborígene é rica e tem como característica a união de todos os seres da natureza com o ser superior que integra tudo. Eles não vêm o ser humano como superior à natureza, mas sim, sentem-se parte dela”, lembrou ele. Agora mais do que ir e trazer novas experiências, ele busca levar novas oportunidades a crianças que nunca viram uma. Segundo ele, uma cena que nunca vai esquecer, é quando esteve em visita a Etiópia passando em uma comunidade carente uma criança bateu no vidro do seu carro e ao invés de pedir dinheiro ou comida, ela só fazia sinal com as mãos pedindo caneta e papel para desenhar. “Foi quando caiu a minha ficha: eu posso sim, fazer algo por eles. As vezes nos preocupamos em fazer algo grandioso, e deixamos de fazer por não termos essa condição. Foi quando decidi, que em cada viagem iria levar bolas para as crianças brincarem, ou lápis de cor e papel para estimular a criatividade, elas precisam, elas merecem, elas não têm. E hoje meus pacientes e amigos me ajudam doando os materiais para que eu possa levar. Eu sei que é pouco, mas sei que estou deixando um pouco de mim. Entendo que o bem é a corrente mais forte e volto sabendo que deixei alguém com motivos para sorrir. Volto de cada viagem sabendo que trouxe um pouco da cultura deles dentro de mim e deixei um pouco de mim em cada um deles”, explicou.

Uma de suas fotos já foi publicada na revista National Geographic e outras foram publicadas no site, facebook e instagram. Com um rico material fotográfico e cheio de histórias para contar, foi convidado pelo Sider Shopping para expor um pouco do seu trabalho e apresentar parte da sua vivência nessas viagens, através de imagens. Todas as fotos da exposição foram produzidas em agosto deste ano. E a exposição estará aberta para visitação a partir do dia 26/09, próxima quinta-feira, a 04/10, no Piso S, com entrada gratuita e classificação livre e toda a região Sul Fluminense está convidada a vivenciar o mundo aos olhos de Adriano Gannam.

Serviço:
Exposição Olhar Itinerante
Data: 26/09 a 04/10
Local: Piso S – Sider Shopping
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *