Biblioteca Municipal de Volta Redonda abre a 9ª edição da Feira Troca de Livros
25 de setembro de 2019
Setembro verde: Volta Redonda promove ações em prol da doação de órgãos e tecidos
25 de setembro de 2019


Banco de Sangue de Volta Redonda faz campanha por mais doadores

A Prefeitura de Volta Redonda, através do Banco de Sangue, está realizando uma campanha para doações. O objetivo é aumentar o estoque para garantir o abastecimento dos hospitais dos municípios de Volta Redonda, Pinheiral, Piraí e Rio Claro, onde são encaminhados sangue.

Segundo a coordenadora do Banco de Sangue, Renata Alves Ávila, houve uma queda no estoque de 60%. O abastecimento ideal seria atingido se 40 pessoas fizessem a doação diariamente. Essa semana média foi de 12 por dia. “Todos os tipos sanguíneos foram afetados, mas os que têm maior saída são do grupo O, que são os doadores universais. O tipo O-, por exemplo, está zerado”, explicou à coordenadora.

O Banco de Sangue trabalha de acordo com a demanda, por isso é difícil estipular uma quantidade média. O setor realiza coletas de segunda a sexta-feira, de 07h às 13h. “Doação de sangue é muito importante. Não há um substituto para o sangue, então só com doação mesmo. Uma doação salva três vidas. Então, além de um ato de amor, é um ato que salva vidas”, disse Renata.

Madson Silveira Luiz, 55 anos, saiu cedo de casa para doar sangue.  “Estou aqui para ajudar a salvar vidas. Tem alguns anos que eu faço a doação. Acho muito importante essa ação. Estou certo de que doar sangue pode fazer toda a diferença e salvar muitas vidas”, disse o doador.

O banco de sangue fica no Hospital São João Batista. Ele funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 13h. Os interessados em doar sangue precisam sentir-se bem, com saúde, apresentar documento, ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg.

O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explica que a coleta de sangue é rápida e que no inverno o número de doadores diminui.  “Muitos deixam de comparecer ao hemonúcleo para doar sangue. A campanha é essencial para que essas pessoas compareçam e colaborem. Ajude o nosso município a manter o número ideal de sangue”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *