Implantação do Escritura Fácil é discutida no Comitê de Gestão de Crise Financeira de VR
7 de outubro de 2019
Polícia Militar prende jovem com arma e munições no bairro Ano Bom
7 de outubro de 2019


Vacinação contra o sarampo começa a ser intensificada em Volta Redonda

Primeira fase da campanha para crianças de seis meses aos menores de cinco anos de idade vai até 25 de outubro

Todas as unidades de Saúde de Volta Redonda iniciaram, a partir desta segunda-feia, dia 07, a campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo, proposta pelo Ministério da Saúde e que visa atender crianças de seis meses aos menores de cinco anos.  A primeira etapa da campanha vai até o dia 25 de outubro, com Dia D no sábado, dia 19.

Primeira criança a tomar a vacina, Lavínia, de 1 ano e dois meses, foi levada pelos pais Regis Pereira Toledo e Priscila de Souza Toledo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíba. “Assim que soubemos da campanha nos programamos para trazer a Lavínia. Ela chorou um pouquinho, mas está imunizada”, afirmou, completando que na avaliação do cartão de vacinação foi identificada a necessidade da aplicação de outras vacinas.

A importância da ação foi destacada pelo prefeito Samuca Silva. “Convocamos os pais a comparecerem à unidade de saúde mais próxima de sua casa. Com a vacinação em dia, a saúde da criança fica protegida e você ainda colabora para interromper a circulação do vírus. Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou o prefeito.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, reafirmou que Volta Redonda não tem casos de sarampo registrados. “A ampliação da cobertura vacinal é a única medida capaz de frear a reintrodução do sarampo no país”, disse.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, a procura pela vacina neste primeiro dia de intensificação não foi expressiva. “Os pais devem se conscientizar da importância da imunização e comparecer às unidades de saúde munidos do Cartão SUS e do cartão de vacinação da criança”, falou.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa da intensificação da vacinação contra o sarampo vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

As 46 unidades da Atenção Básica de Volta Redonda disponibilizam a vacina contra o sarampo durante todo o ano. A dose deve ser ministrada aos 12 meses com reforço aos 15 meses. Entre os adultos, são indicadas duas doses até os 49 anos. Acima dos 49 anos, o estado vacinal do paciente e o cenário de incidência da doença no caso de viagem para área endêmica devem ser avaliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *