Rosana Bergone homenageia profissionais de Educação Física
10 de outubro de 2019
Barra Mansa lança Processo Seletivo com 150 vagas para cadastro de reserva
10 de outubro de 2019


Primeira creche 100% integral de Volta Redonda apresenta resultados positivos

Uma nova creche já está sendo construída no Retiro e mais 100 famílias serão beneficiadas

Duzentas crianças de seis meses a três anos de idade são atendidas na primeira creche 100% integral de Volta Redonda com todo cuidado e tranquilidade para as famílias. Inaugurado em fevereiro, o Centro Municipal de Educação Infantil Maria dos Santos Ribeiro Hygino (Cmei) fica no bairro Vila Rica e funciona com duas turmas de berçário, três de Maternal I, três de Maternal II e duas de Maternal III.

“Nosso objetivo é garantir que as famílias possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança. Estamos construindo uma nova unidade de tempo integral que vai beneficiar mais famílias. Fico satisfeito porque essas ações colaboram com o crescimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida e a educação do município”, disse o prefeito Samuca Silva, destacando que, em breve, mais 100 famílias da região do bairro Retiro também serão beneficiadas com a construção de mais uma unidade escolar em tempo integral.

Para Bárbara Medeiros, mãe do aluno Miguel, de 2 anos e quatro meses, a matrícula na creche em tempo integral foi a oportunidade de voltar a trabalhar e aumentar a renda da família. “Ele entrou em fevereiro, logo que inaugurou e, em julho, eu já estava empregada como auxiliar administrativa. A creche em tempo integral é essencial para a mulher voltar ao mercado de trabalho. Mesmo realizando os trabalhos domésticos, ficar à toa é complicado e mexe com nossa autoestima. Ele se desenvolveu muito também, começou a falar e se tornou uma criança mais sociável. Agora posso colaborar com a renda de casa, dando uma vida melhor para ele e para a minha família”, frisou.

A unidade escolar conta com 10 salas de atividades, sala multiuso, sanitários com acessibilidade, secretaria, sala de professores/reuniões, sala de direção, almoxarifado, lactário, solário, depósitos, lavanderia, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e jardim/horta. A equipe técnica é composta por diretora, vice-diretora, dirigente de turno, professor orientador, secretária, oito professores, 22 auxiliares de educação, duas merendeiras e quatro serventes.

A moradora do bairro Jardim Belvedere, Anna Carolina Magalhães, mãe da pequena Malu, também de 2 anos e quatro e meses, e de Théo, de seis meses, também confirma os benefícios da creche integral. “Se fosse para pagar uma creche particular, eu não teria condições. Com a Malu matriculada, consigo me dedicar mais ao Théo e à minha atividade como autônoma e empreendedora. Participei da Chamada Escolar para o próximo ano com a esperança de arrumar uma vaga para o mais novo. A qualidade do ensino no Maria Hygino é sensacional. Minha filha de desenvolveu muito e me sinto segura em deixá-la com os profissionais”, afirmou.

Segundo Rita de Andrade, secretária de Educação, o Cmei recebe muitos elogios pela acolhida e pelo trabalho realizado pelos profissionais. “Estamos trabalhando diariamente para melhorar a educação de Volta Redonda. Temos um compromisso em educar e cuidar das nossas crianças. É um trabalho coletivo realizado na unidade escolar. Sabemos da importância dos pais e profissionais estarem envolvidos nesta construção. Em breve, teremos mais uma unidade atendendo a população”, declarou a secretária.

Novo espaço para população

A nova creche 100% integral de Volta Redonda já está sendo construída no bairro Retiro e tem previsão de entrega para a população no começo do ano letivo, em 2020.

O local atenderá mais 100 famílias e contará com cinco salas de atividades, uma sala multiuso; dois sanitários infantis com área para banho; Solários; área para amamentação; fraldário com depósito; sala de professores/reuniões; sala de administração; banheiros acessíveis; cozinha; despensa; área de higienização; lactário; copa para funcionários; lavanderia; rouparia; vestiário para funcionários; jardim/horta; calçada; pátio coberto/refeitório; e playground. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão na construção da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *