Auditores fiscais de Volta Redonda participam do II Seminário de Gestão Tributária Municipal
11 de outubro de 2019
Prefeitura de BM inicia obras nas ruas Leonísio Sócrates Batista e Major Luiz Alves
11 de outubro de 2019


Café com Elas debate saúde emocional das mulheres

Encontro foi promovido pelo gabinete da vice-prefeita de Barra Mansa

A saúde emocional da mulher foi tema do Encontro Café com Elas realizado pelo gabinete da vice-prefeita de Barra Mansa, professora Fátima Lima, na  manhã desta sexta-feira, 11, no Auditório Marcolino Pereira do Nascimento, no Parque Natural Municipal de Saudade.  Lideranças evangélicas, representantes da OAB-Mulher, advogadas Adriana e Francine, e de diversos segmentos profissionais participaram do evento alusivo ao mês da Consciência da Perda Gestacional e Infantil e também de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa.

De acordo com Fátima Lima, chamar a atenção sobre os cuidado consigo mesma foi um dos focos do encontro. “A mulher tem entre outras peculiaridades o cuidado. Cuida da educação dos filhos, do marido, dos pais, sobrinhos, da casa e de repente, se percebe num universo em que seus anseios e a própria saúde ficam em segundo plano.  Esse fator tem sido preponderante para a incidência das doenças emocionais. São acúmulos de dores da alma que acabam se refletindo em ansiedade, estresse, herpes e câncer”, detalhou Fátima.

A vice-prefeita analisou ainda que a busca pela paz interior e pela espiritualidade são alternativas eficazes na promoção do bem estar e aceitação daquelas situações que momentaneamente não é possível solucionar. “Vivemos no mundo do imediatismo, da falsa felicidade projetada, na maior parte das vezes, no ter e não no ser. É uma geração que vive o passado ou o futuro e tem se esquecido do presente, do hoje. Precisamos mudar nosso cotidiano para viver de maneira plena”.

Uma das palestrantes do encontro, a psicanalista e também pastora do Ministério Filadélfia de Volta Redonda, Neide Cunha da Silveira, abordou acerca da violência doméstica. “As agressões verbais assim como a violência física têm adoecido muitas mulheres. Outro fator que tem nos chamado a atenção diz respeito à responsabilização das mulheres pelos filhos que estão envolvidos com álcool e outras drogas. São diversos fatores que provocam a baixa autoestima. Longe de ser feminista, mas enquanto pastora, faço questão de esclarecer sobre a o papel da mulher na vida do homem e da família. A submissão descrita na Bíblia Sagrada diz respeito a mulher estar junto com o homem na busca/missão de objetivos comuns”, disse.

Quem também participou do Café com Elas foi a psicanalista Alessandra Moraes. Ela é idealizadora do Projeto Laços de Amor – doe cabelo, doe alegria, que produz perucas naturais para mulheres em tratamento de câncer. “Os procedimentos de quimioterapia e radioterapia provocam a queda de cabelo e impactam negativamente a vida das pacientes. Também confeccionamos perucas para aquelas que sofrem com alopecia androgênica caracterizada pela perda permanente de cabelo do couro cabeludo, causando a calvície. Quando entregamos as perucas o relato da maior parte dessas mulheres é de que voltaram à vida”, detalhou Alessandra, lembrando que o Projeto Laços com Amor foi criado em 2015 e já atendeu a pelo menos 400  mulheres da Região Sul Fluminense, com as perucas gratuitas e suporte emocional.

Durante o evento, a OAB – Mulher, seccional Barra Mansa convidou a todos para participarem da Caminhada Outubro Rosa, no dia 26 de outubro.

ÔNIBUS LILÁS – Barra Mansa recebe no dia 22 de outubro, os serviços do ônibus Lilás. O projeto móvel da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos conta com uma equipe especializada em prestar atendimento jurídico, psicológico e social em defesa das mulheres que sofrem algum tipo de violência, como a violência à doméstica, por exemplo, entre outras.

Após o atendimento, a mulher é encaminhada para um dos equipamentos públicos que atuam contra a violência doméstica na cidade, como o Cras e o Creas, Hospital da Mulher e 90ª DP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *