IPTU Digital vai gerar economia de R$ 100 mil em Volta Redonda
15 de outubro de 2019
Sine de Pinheiral abre vaga de emprego para marcenaria
15 de outubro de 2019


Defesa Civil de Barra Mansa aposta em sistema de avisos e alerta de chuvas

Serviço totalmente gratuito envia SMS informando locais propícios a desastres  

Visando garantir a segurança da população, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), lançaram no início deste ano um sistema totalmente gratuito, que envia alerta de riscos e desastres, por meio de SMS. Barra Mansa apostou na iniciativa e garantiu o serviço no município, em prol a população. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o Código de Endereço Postal (CEP) de interesse. Cada usuário pode enviar quantos códigos quiser, desde que seja feito de forma separada. O CEP deverá conter apenas os números, ou seja, sem ponto ou hífen.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, apesar de a iniciativa ser positiva, a adesão ainda está abaixo da média esperada. “Fizemos um levantamento através do Cemaden e constatamos que apenas 5% da população de Barra Mansa está cadastrada para receber SMS de alerta e alarme. É extremamente importante que as pessoas fiquem mais atentas as mais diversas situações que podem ser ocasionadas pelas chuvas”, explicou.

Sérgio ainda fez outra reflexão sobre a importância dessa iniciativa. “Somente dessa forma poderemos evitar que boatos sejam espalhados, assim como nos manteremos informados de forma correta, a fim de não gerar um pânico desnecessário”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *