Sine de Pinheiral abre vaga de emprego para marcenaria
15 de outubro de 2019
Volta Redonda recebe maior feira de cultura nerd do interior do Brasil
15 de outubro de 2019


Prefeitura admitiu mais de 170 professores concursados desde 2016

Bruno parabeniza professores pelo dia da categoria e reafirma compromisso com Educação

Desde a homologação do concurso público de 2015, ou seja, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza (MDB) à frente da administração municipal (2013-2016), um total de 173 professores, da educação infantil ao ensino fundamental, foi admitido pela Prefeitura de Quatis. A informação foi destacada pelo próprio prefeito, ao divulgar uma mensagem oficial, parabenizando a categoria pelo seu dia, que transcorre nesta terça-feira, 15 de outubro.

Segundo o prefeito, o número de professores concursados admitidos até o mês passado, na área da educação, quando a Secretaria Municipal de Administração concluiu o mais recente balanço a respeito dos servidores aprovados e empossados no concurso, abrange professores da educação infantil ao ensino fundamental. A rede municipal de ensino é formada por 11 escolas (sete na zona urbana e quatro na área rural), além de duas creches, ambas localizadas no primeiro distrito.

O balanço sobre a admissão de professores concursados entre janeiro de 2016, quando o concurso de 2015 foi homologado, e setembro deste ano mostra que o segmento com o maior número de profissionais admitidos no período foi a educação infantil (docente I). Para este segmento, foram chamados até agora 79 professores. Em seguida, vieram os professores contratados para os seguintes segmentos e disciplinas, todos para o ensino fundamental: Matemática (14 professores), Educação Física (13), orientadores pedagógicos (12), Geografia, Língua Portuguesa (11 professores, cada), História (nove), Ciências (oito), orientadores educacionais (sete), Educação Artística (cinco) e Língua Inglesa (quatro aprovados e admitidos).

– A ampliação do quadro do magistério na rede municipal de ensino representa um dos resultados alcançados pela nossa administração visando valorizar os professores. É importante frisar que os professores contratados foram aprovados no concurso público de 2015, ou seja, passaram a fazer parte do funcionalismo municipal por méritos próprios, dentro das ações realizadas pela nossa administração com o objetivo de reconhecer cada vez mais a importância dos servidores públicos para o dia a dia da nossa cidade – declarou Bruno de Souza.

Leia a íntegra da mensagem divulgada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) em cumprimentos ao “Dia do Professor”:

“As nossas palavras de saudações aos professores da rede municipal de ensino, pelo dia dedicado à este segmento profissional, são pronunciadas com muita sinceridade. Aliás, a sinceridade sempre foi uma das marcas do nosso trabalho à frente da Prefeitura de Quatis, não apenas no caso dos professores, mas com todas as demais categorias se servidores e a população, de uma maneira geral.

A nossa administração valoriza o magistério público do Município, dentro das disponibilidades existentes. Afinal, temos a missão de administrar o dinheiro da população de Quatis com eficiência e muita responsabilidade. Ao longo dos nossos dois mandatos seguidos, o primeiro de 2013 a 2016, e o segundo ainda em andamento, temos procurado tornar realidade ações concretas que retratem o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade.

Com relação aos professores, já alcançamos resultados importantes neste sentido. Além da contratação de professores concursados, fizemos a adequação dos vencimentos do magistério municipal aos valores do piso nacional estabelecidos pela legislação federal, temos realizado um programa permanente de capacitação profissional visando aprimorar os conhecimentos destes profissionais e tornar o aprendizado dos nossos alunos cada vez melhor, e, a exemplo de todo o funcionalismo municipal, a nossa administração vem pagando os salários dentro do prazo constitucional.

Sabemos que o pagamento de salários em dia representa uma obrigação, mas no meio de uma crise econômica nacional sem precedentes, que leva muitos municípios a ficarem sem condições de honrar esse compromisso no prazo determinado em lei, podemos, sim, lembrar que, apesar das dificuldades financeiras, a Prefeitura de Quatis está em dia com seus servidores, no que diz respeito à liberação dos salários. Esse fato, no nosso entendimento, mostra nosso compromisso com a valorização do funcionalismo.

Consideramos também manifestar o nosso entendimento, segundo o qual, a valorização do magistério passa também pelas melhorias nas condições de trabalho. Dentro desse entendimento, lembramos aqui as obras de reforma em pelo menos quatro unidades de ensino, ocorrida desde quando assumimos o poder executivo da cidade, em janeiro de 2013. Numa delas, fizemos mais do que uma reforma. Falo da escola da comunidade quilombola de Santana, cujos moradores, na verdade, ganharam uma nova escola, com novas dependências. Além disso, adquirimos novos equipamentos para o dia a dia das unidades de ensino.

Sinto-me no dever de vir a público expressar todo o meu reconhecimento e toda a minha gratidão aos professores da rede municipal de ensino pelo trabalho eficiente e dedicado na formação dos nossos alunos. O trabalho de cada um de vocês é importante na formação escolar, mas também na formação dos alunos enquanto cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos para a vida em sociedade.

O meu muito obrigado a cada professor e a cada professora do magistério municipal. Que Deus abençoe todos vocês e os ilumine sempre nesta missão muito honrosa: a missão de ensinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *