PRF e PM recuperam caminhonete depois de perseguição na Dutra, em Resende
16 de outubro de 2019
Mutirão do Escritura Fácil inicia atendimentos em Volta Redonda
16 de outubro de 2019


II Campeonato Municipal de Games atrai alunos de toda rede de ensino de Volta Redonda

Evento é aberto a estudantes e recebeu mais de 250 inscrições

Aberto a estudantes das redes municipal, estadual e particular, o II Campeonato de Games já conta com 272 inscrições para os jogos Fifa 2020, de futebol, e Just Dance, de coreografias musicais. O evento é realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude. E nesta quarta-feira, dia 16, a competição foi realizada no Colégio Municipal João XXIII, no bairro Retiro.

Segundo o prefeito Samuca Silva, os jogos ajudam no desenvolvimento dos estudantes. “Os jogos de vídeo game conquistaram a juventude porque ensinam estratégias, planejamento, decisões rápidas e espírito competitivo, que serão essenciais na vida adulta e no amadurecimento das personalidades deles, ensinando-os a fazer a escolha certa, além da pura diversão que oferece”, afirmou.

Nas quatro etapas que serão feitas antes da final, serão selecionados dois estudantes por jogo, totalizando oito jogadores para o Fifa 2020 e o mesmo número para o Just Dance. Ao final da competição, os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas e troféus.

O coordenador Luciano Campos destacou a mudança ocorrida no campeonato. “Diferente do ano passado, neste ano, abrimos a participação para toda a rede de ensino da cidade. É importante abrir o leque e fomentar o esporte entre os jovens, democratizando os jogos. Além disso, os games são instrumentos de acesso à informação e ao universo dos jovens, e eles fazem uma competição sadia e com disciplina nos treinamentos”, explicou o coordenador.

A professora de História e Informática, Daniele Araújo Balbino, levou um grupo de oito alunos da Escola Municipal Tocantins para competir. Três deles se destacaram no Just Dance, Anie Emanuelle, Mariana Ponciano e Caíque de Oliveira. “A realidade dos jovens é jogar game, porque é o que desperta o interesse deles, é uma atividade excelente que ensina a pensar, a planejar. É um esporte bom para eles e para nós, professores que acompanham o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, disse Daniele.

As seletivas acontecem na quinta-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói. Já na sexta-feira, dia 18, a competição será no Colégio Getúlio Vargas. A final será realizada no sábado, dia 18, no Ginásio da Ilha São João, a partir das 14 horas, durante o Anime Fest  Fan 2019, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo AKAI (coletivo de Cultura Pop Nerd).

O metalúrgico Eduardo Paiva, pai do estudante Pedro Henrique Paiva, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio do ICT, elogiou a promoção da segunda edição do campeonato.

“Muito boa a iniciativa. É preciso mais eventos como este para os jovens. O governo municipal está de parabéns em promover campeonatos de game porque é o que eles gostam, curtem muito e ajuda a fazer amizades nos grupos de competidores”, comparou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *