II Campeonato Municipal de Games atrai alunos de toda rede de ensino de Volta Redonda
16 de outubro de 2019
SMEL realiza Congresso Técnico do JOMPEDE 2019 em Volta Redonda
16 de outubro de 2019


Mutirão do Escritura Fácil inicia atendimentos em Volta Redonda

Moradores que receberam notificação em casa com número de inscrição imobiliária devem comparecer ao Estádio Raulino de Oliveira

O mutirão do programa Escritura Fácil, que vai regularizar a propriedade para mais de 40 mil famílias que moram em núcleos de posse em Volta Redonda, inicia os atendimentos nesta quinta-feira, dia 17, no Estádio Raulino de Oliveira, na Rua 545, Jardim Paraíba. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, trinta funcionários públicos vão atender os moradores que já receberam em casa o IPTU, a ser pago por meio da Documentação de Arrecadação de Receita (DAR), e a notificação com o número da inscrição imobiliária. Nessa primeira fase, cerca de oito mil pessoas serão beneficiadas.

Para esclarecer dúvidas e garantir eficácia e agilidade no atendimento, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, conversou com a equipe do mutirão na tarde desta quarta-feira, dia 16, no auditório da PMVR. “Vamos iniciar uma ação que irá melhorar a realidade de cerca de 40 mil famílias da nossa cidade. Vamos garantir dignidade e respeito a essas pessoas concedendo a posse da propriedade”, afirmou.

Após a reunião, os funcionários que vão atuar no mutirão foram conhecer a estrutura montada especialmente para esse atendimento, no Estádio Raulino de Oliveira. Os proprietários de imóveis que receberam a notificação do programa Escritura Fácil devem comparecer munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e, se possuir, contrato de compra e venda do imóvel.

A funcionária do Na Hora, Valéria Abreu, vai atuar no mutirão e conhece bem a realidade dessas pessoas. “Moro com minha mãe em uma área de posse. Ela está no local há mais de 30 anos e pela primeira vez tem a oportunidade de regularizar o imóvel. Meus vizinhos do Açude I também estão muito animados”, contou.

O vice-prefeito e presidente da Cohab (Companhia de Habitação de Volta Redonda), Maycon Abrantes, ressaltou que os proprietários devem pagar o IPTU mínimo, no valor de R$ 149,00, que vai oficializar o seu direito de posse. “O vencimento da cota única está marcado para o próximo dia 30 de novembro. Mas, durante o atendimento no mutirão, o proprietário terá o direito de optar pelo parcelamento em três vezes”, falou, acrescentando que o vencimento do IPTU do programa Escritura Fácil será sempre no final de cada ano.

O presidente do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), Ronie Oliveira, explicou que a Certidão de Regularização Fundiária será entregue ao proprietário após equipe da prefeitura vistoriar o imóvel e confirmar os dados de posse. “A partir daí, o proprietário deve entrar em contato com profissionais da área de arquitetura e engenharia para produção da planta do imóvel”, disse, lembrando que a prefeitura vai disponibilizar o serviço para as famílias com renda até R$ 1,8 mil.

Associações de Moradores conhecem o programa Escritura Fácil

Na noite desta terça-feira, dia 15, o programa Escritura Fácil foi apresentado às associações de moradores durante a reunião periódica com os representantes do Governo Municipal. O encontro aconteceu no auditório da prefeitura e teve o objetivo principal de explicar para as lideranças comunitárias como funcionará o programa.

A presidente da Federação de Associação de Moradores, Fátima Martins, comentou que esta é uma grande conquista para a população. “Este é um programa ousado, que vai resgatar a dignidade das pessoas. O morador deixará de ser visto como posseiro, invasor, e será o proprietário do seu espaço. Parabéns ao governo Samuca”, disse.

Fotos de Evandro Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *