Mutirão do Escritura Fácil inicia atendimentos em Volta Redonda
16 de outubro de 2019
Dia Mundial da Alimentação é lembrado em Volta Redonda
17 de outubro de 2019


SMEL realiza Congresso Técnico do JOMPEDE 2019 em Volta Redonda

Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência serão realizados nos dias 8 e 9 de novembro

Nesta quarta-feira, dia 16, a Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda realizou o Congresso Técnico dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência 2019 (JOMPEDE). A ação foi realizada no auditório da SMEL, na Arena Esportiva, no bairro Voldac, e contou com a participação de cerca de 15 pessoas de várias instituições da cidade.

A equipe da secretaria apresentou os dados do primeiro JOMPEDE e as informações para a realização do evento, que vai contar com quatro categorias: deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva e deficiência visual, divididas em subcategorias por idade. Serão disputadas 14 modalidades: arremesso à cesta, atletismo, boliche, cabo de guerra, chute a gol, dama, dominó, futsal, jiu-jítsu, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, xadrez e zig-zag.

“Estamos realizando um trabalho de valorização da pessoa com deficiência em Volta Redonda. O objetivo do JOMEPDE é proporcionar a inclusão desse grupo e a maior participação deles. Com políticas públicas de qualidade vamos avançando na pasta de PCD (Pessoas com Deficiência), proporcionando visibilidade a essas pessoas. Vai ser mais uma edição de sucesso e, para isso, contamos com a participação de todos”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.

O JOMPEDE 2019 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. A abertura do evento será na Arena Multiuso da Ilha São João. Na primeira edição dos jogos cinco instituições e duas escolas especializadas participaram da competição, que contou com 128 paratletas, disputando 13 modalidades. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou que Volta Redonda vem avançando na questão.

“A primeira edição do evento foi um sucesso. A equipe da SMEL realizou um ótimo trabalho em parceria com a Secretaria de Políticas, para Idoso, Mulheres e Direitos Humanos (SMIDH) e com a Secretaria de Educação (SME). Esperamos que, este ano, mais instituições possam participar com a gente desta competição tão importante para a pessoa com deficiência. Estamos avançando e realizando parcerias com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), trazendo capacitações para nossos profissionais e melhorando ainda mais o atendimento a essa população”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *