Três bombeiros morrem e um é ferido no combate a incêndio em boate
18 de outubro de 2019
Volta Redonda é referência no serviço de acolhimento familiar
18 de outubro de 2019


Alunos de Barra Mansa recebem óculos do Projeto Ver e Viver

Pelo segundo ano consecutivo o Projeto Ver e Viver, desenvolvido pela empresa ArcelorMittal em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, beneficiou 61 alunos da rede municipal de ensino com a  entrega de óculos totalmente gratuitos. Nesta edição, os exames de acuidade visual foram realizados em oito escolas, com encaminhamento de 212 estudantes para consultas com especialista. Deste total, 61 tiveram confirmadas a necessidade do uso das lentes.

A entrega dos óculos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19, no Centro de Educação Integrada Vieira da Silva e contou com a participação da vice-prefeita, professora Fátima Lima, do secretário de Educação, Fernando Vitorino, do subsecretário da Pasta, Ricardo Rosa, da gerente de Educação Básica Saionara Maciel, pais e responsáveis, além de representantes da AcerlorMittal.

Fátima Lima reafirmou a importância das parcerias firmadas com empresas comprometidas com o município e o bem estar da comunidade. “Esse é um projeto que oportuniza aos nossos alunos a ampliação de mundo e do conceito de visão, com um olhar diferenciado para as empresas que em sua contrapartida social coloca a comunidade como prioridade”, destacou a vice-prefeita.

Para o secretário de Educação, a segunda edição do Ver e Viver consolida a parceria público privada e melhora a qualidade do desempenho escolar dos alunos. “A proposta tem permitido a convergência dos interesses da Prefeitura e da empresa como alternativa para melhorar o processo de aprendizagem dos nossos alunos e do cotidiano da sua própria vida”, destacou Fernando Vitorino.

O PROJETO – Através do Ver e Viver educadores foram capacitados para realização da triagem em 212 alunos de oito unidades de educação do município. A Fundação ArcelorMittal contratou oftalmologistas, garantiu o transporte dos alunos até o Ciep da Vila Maria, onde um consultório foi estruturado. No mesmo dia da consulta, foi efetuada a armação das lentes com cerca de 300 opções. Todo esse procedimento ocorreu durante o mês de agosto. Após dois meses, os 61 alunos que tiveram problemas de visão confirmados pelo especialista receberam os óculos.

Yuri Ramos Marques, 8 anos, aluno da Escola Municipal Júlio Branco, no Km 4, foi um dos beneficiados. A mãe do menor Rosângela Oliveira disse que os óculos representam mais saúde para seu filho, além de uma boa economia para o orçamento da família.

Lívia dos Santos, 10 anos e estudante da Escola Municipal Jayme Oscar Pinho de Carvalho, no Getúlio Vargas, disse do seu contentamento em escolher a armação dos seus óculos. “A gente precisa usar o óculos, mas quer se sentir bonita. Então, com a escolha da armação isso é possível”.

O Projeto Ver e Viver foi criado em 1997 na ArcelorMittal Piracicaba e replicado para mais de 20 cidades brasileiras desde 2000. Desde então, mais de 200 mil alunos foram submetidos a testes de acuidade visual, com quase 12 mil óculos entregues.

A Fundação ArcelorMittal Brasil visa contribuir para a formação de jovens e adolescentes a fim de que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes. A entidade atua nas áreas da educação, cultura e promoção social, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas por ano. Todos os programas da Fundação ArcelorMittal Brasil refletem a filosofia da empresa em transformar o amanhã, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e levando em consideração a qualidade de vidas das gerações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *